“Tapete voador”

Engana-se quem pensa que o tapete é um simples acessório. Ele é o responsável por dar conforto, personalidade e, acredite, aumentar ou diminuir os ambientes, já que é um delimitador de espaço.

tapete

Do mesmo jeito que não usamos quadros iguais nas paredes, não é legal usar tapetes iguais, ou sequer parecidos, lado a lado. Ouse com estampas, materiais e estilos diferentes. Para não errar, escolha um elemento em comum entre todos e as demais peças da decoração, como uma cor, por exemplo. Ou aposte em um tapete estampado ou de cor forte, combinado com outros tons neutros. Vale até mesmo a sobreposição. Use a criatividade.

tapete5

tapete2

Veja abaixo as indicações de tamanhos, posicionamentos e materiais para cada canto da casa.

– Sala
Reserve seu melhor e maior tapete para este que é o principal espaço de convivência da casa. Mas tenha em vista o fluxo de pessoas no espaço para buscar materiais mais resistentes ou delicados.

tapete7

Peças grandes, que permitem posicionar todos os móveis do living em cima, trazem sensação de amplitude. Já os menores, restritos ao centro da sala, sem chegar ao sofá, dão efeito inverso. Existe também a opção de deixar alguns móveis para fora, como a mesa lateral. Mas sempre respeite a regra de que o tapete deve ultrapassar os pés do sofá pelo menos 10 cm. Só tome cuidado para não exagerar no tamanho e transformar o tapete em carpete, o que desvalorizaria a peça.

tapete6

– Sala de jantar
Duas funções primordiais justificam a presença de tapetes neste ambiente: criar uma moldura para a mesa de jantar e facilitar a movimentação das cadeiras. Para isso, escolha uma peça cujo tamanho ultrapasse o tampo da mesa de 70 cm a 1 m, para acomodar as cadeiras sem que nenhum dos pés fique fora do tapete mesmo quando forem usadas. Se a sala de jantar for integrada ao living, não se preocupe em combinar os tapetes.

dinner0

– Sala de TV
Conforto e acústica são palavras-chave na escolha do material do tapete para o home theater. A altura dos fios pode ficar entre 10 e 15 cm e os modelos sintéticos garantem maior durabilidade. Em relação ao tamanho, prefira aqueles que se encaixam debaixo do sofá, dando unidade ao ambiente.

tvr9

– Quarto
Este é o espaço do aconchego, então escolha um modelo com textura agradável ao tato, como os com fios de nylon de até 30 cm ou seda. Tapetes que calcem a cama e ultrapasse a largura em 70 cm cada lado são os ideais.

tapete4

tapete1

tapete9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.