Decoração Industrial

Você por acaso já ouviu falar sobre a decoração industrial? Pois essa tendência chegou com tudo e tem ganhado uma enorme força nos projetos modernos. Especialmente em apartamentos pequenos, esse estilo cai muito bem, ajudando na otimização do espaço.

ind

Ao contrário do que muitos pensam, esse estilo decorativo não é inspirado na Revolução Industrial! A proposta surgiu, na verdade, há apenas algumas décadas. As primeiras decorações industriais foram feitas em Nova York, entre os anos de 1950 e 1970, quando estúdios e galpões começaram a ser transformados em residências. Assim, o que antes era só mais um jeito funcional de organizar as casas, hoje é uma proposta estética super interessante e cheia de personalidade.

ind8

A decoração industrial tem algumas marcas características, dentre elas as tubulações, os tijolos e as vigas aparentes, além das superfícies em cimento queimado, dos detalhes de metal, das peças de madeira mais pesada e do concreto predominante. Nos projetos também há uma forte presença de ambientes integrados, sem paredes e com poucos móveis.

ind7

A decoração industrial possui uma série de vantagens, pois, além de ser impactante, é prática e funcional. Por dispensar excessos de móveis e divisórias, esse estilo de decoração cria uma sensação de amplitude nos ambientes, além de preservar uma boa área para a circulação de pessoas. Embora seja muito usada em imóveis maiores, como os lofts, essa proposta é muito versátil e democrática, sendo recomendada, inclusive, para apartamentos compactos. Como se não bastasse, o resultado estético é bastante contemporâneo e cosmopolita, perfeito para pessoas antenadas e sofisticadas.

ind1

O legal é misturar materiais e referências, combinando peças clássicas com itens modernos, mesclando cores neutras com cores chamativas, combinando madeira com metal e móveis rústicos com móveis bem mais sofisticados, já que a ousadia também é um traço distintivo desse estilo de décor. Só não abra mão dos tijolos aparentes e dos móveis de madeira de demolição, que agregam um toque acolhedor e familiar aos espaços.

ind6

ind5

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que não se deve descuidar da iluminação, pois ela assume um papel muito importante. Para aumentar a sensação de amplitude, invista em luminárias, arandelas e, além de uma grande janela para favorecer a iluminação natural durante o dia.

ind4

ind3

ind2

ind9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.