Ladrilho hidráulico

Ornamentais acima de tudo, os ladrilhos hidráulicos estão entre os revestimentos mais tradicionais que existem. Derivados do mosaico bizantino, são produzidos artesanalmente, um a um, a partir de moldes metálicos e de uma mistura de matérias primas como o cimento. Nos últimos anos, o resgate da estética do passado aliado à busca por soluções para revestimento exclusivas deu um novo impulso à produção desse material. Hoje é possível encontrar ladrilhos cobrindo paredes, pisos e até móveis, tanto em áreas internas quanto externas.

lh

Mas, o que torna esse revestimento tão interessante é, em primeiro lugar, a infinidade de estilos, desenhos e cores que pode ser aplicada em sua superfície. As possibilidades vão desde as peças sóbrias em branco e preto para passeios públicos, àquelas com motivos geométricos e florais encontradas nas cozinhas de antigamente. Em cada quadrado é possível combinar até cinco tons diferentes.

lh1

lh2

Além da estética, há qualidades técnicas que justificam o uso dos ladrilhos, como a elevada durabilidade (algumas peças resistem a 100 anos de uso) e o aspecto ecológico, já que a produção dos ladrilhos, por dispensar a queima em fornos, não consome energia, nem emite gases.

lh3

lh4

A possibilidade de personalização das peças é um ponto forte desse material. Na produção dos ladrilhos podem ser utilizados moldes prontos, disponíveis nos catálogos dos fabricantes. Nesse caso, o cliente pode escolher as cores que irão preenchê-lo. Também podem ser empregados moldes novos, produzidos sob encomenda para quem busca um desenho exclusivo.

lh5

 

Diante de tantas opções, é importante considerar algumas estratégias para evitar sobrecarregar visualmente os ambientes. Nesse ponto, a dica é a de adequar os ladrilhos às cores que já estão presentes no espaço ou agregá-los aos tons e materiais mais neutros, como placas cimentícias e madeira.

lh6

Esses revestimentos podem ser utilizados como elemento decorativo em cozinhas e áreas externas, podendo até ser aplicados em local de uma circulação maior de pessoas. Eles só não são indicados para áreas onde há sobrepeso elevado como, por exemplo, em garagens.

lh7

lh8

1 Comment on “Ladrilho hidráulico

  1. Hoje novamente passei horas no seu Blog. Amo !!! Assisti pela terceira vez a entrevista em sua casa. E de repente, vejo em sua sala uma bandeja de junco da Amazônia com cavalete de apuí (vc colocou objetos e entre eles a escultura de um negro com bananas) eu desenhei este conjunto fazem anos e ainda fabrico. Que bom pensar que aprecia e convive com ela! (sou a mãe da Manoela
    )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.