Quarto de rainha

Foi na Idade Média que as camas começaram a ser colocadas em ambientes mais privados, como nos quartos. Os europeus, devido ao inverno rigoroso do velho continente, adotaram uma proteção que os persas já haviam desenvolvido anteriormente: o dossel, uma espécie de cortina apoiada por colunas de madeiras que todos conhecem dos filmes de reis e rainhas.

dossel

Hoje, o dossel aparece repaginado. Além do lado funcional – garante sono tranquilo e à prova de insetos –, ele assume papel de destaque na decoração. Armação com cortina ou véu que fica sobre a cama, ele é garantia de romantismo ao ambiente.

dossel8

 

Geralmente ele vem em  tecidos bem leves, um crepe suave, voil, já que a ideia é que fique harmonioso!

O dossel, com tanta história, reaparece na decoração de casas contemporâneas como uma solução prática e estética. Além de impedir os mosquitos (nada mais prudente em época de epidemia de dengue), ele contribui com um sono tranquilo e é um acessório que deixa o quarto mais imponente e bonito.

dossel7

dossel6

dossel5

Além da proteção dos insetos, protege da ventilação, as janelas podem ficar abertas, além de ser charmoso e dá sofisticação para o quarto. Nada como investir num acessório que é prático, funcional e, ao mesmo tempo, garante beleza.

O dossel para as camas cria a sensação de que o quarto é mais alto. No entanto, é necessário ter cuidado ao especificá-lo. É preciso considerar o espaço e o tipo de decoração. Em ambientes pequenos não fica legal, é ideal para espaços maiores. O cortinado tem de ser leve, pode ser em tule ou seda, e em cores neutras, claras, como branco ou bege.

dossel4
Há quem aceite a ideia “de três tipos” de dossel: os de fixação na parede, no teto e aqueles que já vêm com a própria cama, o clássico e tradicional. O importante é escolher o modelo que se adeque ao seu bolso e ao estilo do quarto. Outro cuidado importante para se levar em conta é que o de fixação limita a forma de decorar, já que não permite tantas mudanças no estilo depois. Diferente da cama com dossel, que é bem prática porque pode ser trocada de lugar e não precisa de uma instalação elaborada. E não se esqueça que, para manter o dossel limpo, o tecido tem de ser lavado com regularidade. De preferência semanalmente. Já as bordas que o sustentam o mais indicado é limpar com pano úmido uma vez por mês.

Não esqueça que a armação já cria toda uma cena e chama a atenção. Por isso, os complementos da decoração precisam ser equilibrados para o quarto não ficar carregado. Caso contrário, o ambiente deixará de ser confortável para perturbar seu sono.

dossel3

dossel2

dossel1

dossel9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.