Dicas para não errar na escolha do tapete

Aficcionados por estilo e decoração provavelmente não abrem mão de um belo tapete, e assim eles adquirem cada vez mais fãs.

Vou dar algumas dicas se você tem dúvidas de como usa-los, elas podem te ajudar!

1. Ambiente grande = Tapete grande! Tapetes pequenos só se salvam quando são assimétricos ou propositalmente não têm a mesma forma que a sala, como os tapetes redondos ou as composições de tapetes.

tap

2. Deixe o tapete “respirar”. Procure deixar pelo menos 20cm de borda livre de piso ao redor do sofá, para que o tapete não passe a ideia de carpete. Isso traz leveza pro ambiente, além de valorizar seu piso.

3. Deixe o tapete ultrapassar os limites do sofá. É crucial que o sofá passe pelo menos 30cm de cada lado do sofá, pois as mesas laterais vão precisar desse apoio. Optar por um tapete do tamanho do sofá daria uma sensação de achatamento ao ambiente.

tap7

4. Pernas dos móveis devem ficar em cima do tapete. Essa não é uma regra fixa pra todas as pernas dos móveis, mas o ideal, certamente, é que pelo menos as pernas da frente de poltronas, cadeiras, pufes e sofás fiquem realmente em cima do tapete. O que acontece se não ficarem? Vai passar a sensação de que o tapete é pequeno demais pro ambiente.

tap5

5. Combine os tapetes. Em ambientes grandes e conjugados, como salas e sala de jantar, é comum utilizarmos diversos tapetes. Procure combinar esses tapetes entre si. Não precisam ser iguais, mas procure o diálogo estético entre eles.

tap4

6. Use e abuse dos tapetes nos halls e circulações. É comum percebermos corredores vazios e tediosos. Se não há espaço para um simpático aparador ou prateleira para quadros, abuse dos tapetes coloridos e geométricos para trazer personalidade, assim como na cozinha.

tap1

tap3

7. Não tenha medo de estampas. As estampas geométricas, animais e florais estão super em alta. Para uma decoração mais conservadora, abuse dos tapetes e almofadas e opte por tons como branco, cinza e offwhite para os móveis estofados. Para uma decoração ousada, não tenha medo de testar diferentes combinações. Testando é que a gente chega lá.

tap6

8. Resgate seu tapete pequeno e querido. Se você possui uma herança de família fantástica ou simplesmente um mimo de tapete que não quer se desfazer, não se desespere. Uma solução que pode enaltecer essa peça é utilizar um tapete maior e neutro que ocupe toda a sala e usar esse tapete menor para um canto de destaque. Opte pelos tapetes de sisal ou juta, por serem despojados e neutros.

tap2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.