Passo a passo para montar uma mesa

Se você vai receber visitas em casa, é sempre bom deixar a casa organizada para receber os convidados e causar uma boa impressão. Confira as dicas:

Se a ocasião for mais formal, como um jantar, aconselho começar a decoração pela toalha de mesa. Em relação ao tecido, ele pode ser linho ou outro de boa qualidade e caimento. Outro detalhe importante é que esteja impecavelmente bem passada.

semana

A disposição da mesa:

*Pratos

Na montagem dos pratos, iniciamos com o sousplat sobre a toalha, se quiser e tiver. Este não é trocado durante a refeição e serve para apoiar os outros pratos. Sobre ele colocamos o prato principal e o prato de salada logo em seguida. O pratinho de pão deve ser colocado do lado esquerdo do prato de refeição na parte superior.

semana8

*Talheres

A ordem dos talheres para um jantar formal segue a ordem dos pratos que serão servidos, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos vão sempre à esquerda. Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato. O cabo da colher e o da faca ficam virados para a direita, e o garfo deve ser colocado entre a colher e a faca, com o cabo virado para a esquerda.

semana6

*Copos

Os copos ficam dispostos na seguinte ordem, de fora para dentro: vinho branco, vinho tinto e água, com a opção de taça para champanhe, se tiver. Essa é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.

semana2

semana5

*Guardanapos

Por ser um jantar formal, devemos utilizar guardanapos de tecido, pois deixa a mesa muito mais em ordem. Ele pode ser colocado do lado esquerdo ou em cima do prato.

semana3

semana9

*Detalhes

Um belo arranjo de flores baixas (que sejam sem perfume) e velas são itens indispensáveis para decorar a mesa.

semana4

A disposição da mesa é bem mais livre, com somente uma regra: procure colocar pessoas que tenham interesse comum sentadas próximas!

semana1

semana10

1 Comment on “Passo a passo para montar uma mesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.