SOS meu apartamento é pequeno

Ter um apartamento pequeno é uma realidade de muitos hoje em dia. Apartamentos studio ou de apenas um dormitório são super comuns, e os ambientes como sala e cozinha também não são amplos.
Existem truques, desde o projeto até a decoração, que podem ajudar a deixar mais amplo o seu apartamento pequeno – pelo menos na aparência. Confira algumas dicas.

ss

Iluminação

A iluminação indireta é um dos aliados de um apartamento pequeno.
Ela faz toda a diferença em qualquer ambiente, e com certeza pode fazer com que a casa pareça maior, dando a sensação de amplitude.

Recuos no teto para instalar lâmpadas embutidas são uma alternativa, mas lustres pequenos e, principalmente, a iluminação instalada na parede. Além da sensação de espaço ampliado, esse tipo de iluminação deixa o local mais aconchegante e confortável. Se conseguir deixar grandes janelas para a luz natural, como da imagem abaixo é perfeito.

ss1

Integração

A cozinha americana completamente integrada à sala aumenta o espaço “social” de um apartamento pequeno.
Alguns gostam, outros preferem deixar os ambientes isolados para a privacidade, mas é fato que ambientes integrados dão a impressão de serem maiores. Seja uma cozinha americana, integrada com a sala, ou a uma varanda aberta para a sala, além da aparência, ambas as integrações ainda deixam o espaço mais aproveitável.

ss3

Espelhos

Até em um banheiro o espelho pode dar a sensação de aumentar o espaço.
Os espelhos já são uma técnica conhecida para ampliar espaços menores, por causa do reflexo da luz. Pense sempre em que imagem o espelho irá refletir, preferindo áreas amplas. Varandas, corredores, ou janelas – que traz mais luz ao ambiente – são aboas sugestões. Os espelhos devem ser, de preferência, do teto ao chão, mas isso não é regra.

ss2

ss6

Paredes

Cores e texturas pesadas não são indicadas em lugares muito pequenos.
Sabia que a cor e decoração de suas paredes também podem influenciar na perspectiva dos ambientes? Paredes com texturas pesadas ou mosaicos deixam o ambiente menor. Cores muito escuras também têm o mesmo efeito, por isso, em locais pequenos, cores claras e neutras são mais indicadas.
Outro conselho é usar as cortinas em tons parecidos com a parede, para evitar a segmentação do ambiente.

ss4

Móveis

Poucos móveis, baixos e com um toque de cor são alternativa também. Eles colaboram para que o campo visual do ambiente fique mais livre.
Para ter mais espaço de armazenamento, algo raro em apartamentos pequenos, mesas retráteis, sofá cama, aparadores com portas e gavetas e móveis em acrílico também são grandes apostas.

ss7

ss5

O planejamento dos móveis é fundamental: sempre saiba o espaço que eles ocupam para não atrapalhar a passagem, e os mantenha organizados. Mas para não perder a graça, com poucas coisas e cores claras predominando, use almofadas e tapetes para trazer alegria.

ss8

Não se esqueça das plantas. Abuse da criatividade para que elas também não atrapalhem os acessos.

ss9

Para mais dicas, inspirações e ideias me sigam no instagram como kikajunqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.