Veja dicas de como refazer a decoração de um imóvel alugado

Se já é difícil refazer a decoração de um imóvel mesmo quando há liberdade de escolhas e orçamento, imagine fazer isso enquanto lida com restrições impostas por outra pessoa. Muitas vezes, quem mora em imóveis alugados não está feliz com a aparência de algum ambiente, mas acaba deixando tudo como está por não poder fazer grandes reformas no local.

A boa notícia é que possível sim deixar a decoração do imóvel com a sua cara sem desrespeitar as regras do locador.

Transmitir a própria personalidade ou os gostos pessoais na decoração de uma casa ou de um apartamento alugado pode ser uma tarefa realmente complicada. Muitos locadores restringem bastante as possibilidades de mudança no ambiente, como pintura, instalações que invadam as paredes, troca de piso e reformas estruturais em geral.
Há, porém, formas de deixa-lo com a cara de quem mora ali sem quebra quebra e sem desrespeitar as regras do dono.  Se você mora de aluguel e quer fazer algumas mudanças aqui e ali, confira cinco possibilidades e inspire-se!
Pintura ou revestimentos removíveis
A pintura é uma ótima forma de promover uma boa mudança, caso esse seja um recurso permitido pelo dono da casa ou do apartamento. A tinta consegue trazer mais personalidade e originalidade ao ambiente. Além disso, é também uma alternativa vantajosa no que diz respeito a custo benefício.

renovar4
Caso o locador não permita que as cores das paredes sejam modificadas, uma alternativa é o uso de revestimentos removíveis. O uso de papeis de parede ou adesivos é prático e dá destaque aos ambientes nos quais são aplicados.

renovar

Além disso,  esses revestimentos são relativamente baratos.
Adesivos vinílicos são bastante realistas e a remoção (se necessária) é tão simples quanto a aplicação.

renovar2

Além de ser possível revestir áreas extensas, como a parede de uma sala ou de um quarto, os adesivos de parede podem ser mais versáteis do que se imagina. Há uma grande variedade de tamanhos, formatos e cores, e alguns deles imitam até azulejos coloridos e têm cobertura vinílica, o que os torna ideais caso o objetivo seja redecorar uma cozinha ou um banheiro.
Além de áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, também é possível utilizar o adesivo de parede na decoração de outras partes da casa, como os degraus de uma escada ou o tampo de uma mesa sem graça.

É comum que o inquilino não goste do piso original do imóvel que alugou ou fique insatisfeito com possíveis manchas ou desgaste do material, mas não possa substitui-lo por ordem do locador. Nesse caso,  o uso de tapetes para disfarçá-lo é ótimo, e de quebra, ainda deixa o ambiente mais aconchegante.
renovar5
Outras opções para quem não gosta do piso do imóvel e não pode trocá-lo são os tacos com encaixe e os revestimentos vinílicos próprios para serem aplicados sobre o chão.

renovar6

Tanto o piso com encaixe quanto os adesivos podem ser aplicados sobre o piso original e podem ser removidos com facilidade se o inquilino precisar devolver o imóvel.
Quer transformar um ambiente grande em dois cômodos separados ou está descontente com a iluminação dos ambientes de casa ? A dica é investir em objetos e móveis soltos, que possam ser facilmente realocados e removidos. São peças que com certeza poderão ser utilizadas em outro imóvel, ou seja, o investimento não será perdido. A mesma coisa é a iluminação: opto sempre por luminárias que sejam esteticamente atraentes, mas que, no caso de mudança, podem ser facilmente transportadas.

renovar7
Estantes são uma boa ideia não apenas para distribuir enfeites como para dividir ambientes sem precisar de uma parede.

Os móveis, porém, não servem apenas para enfeitar ou mudar a cara dos ambientes onde são instalados. Estantes altas e estilosas – como as que são divididas em nichos que podem ser decorados – viram ótimos divisores de ambiente. Se você mora em um apartamento pequeno e não tem uma parede para separar o quarto da sala ou quer esconder um cantinho do qual você não gosta muito, aposte nesses móveis para formar as divisórias.

renovar8
Outra opção interessante para criar uma divisão entre ambientes sem precisar construir uma nova parede é utilizar um biombo. Existem diversas estampas, tamanhos e acabamentos para a peça, desde os alegres até os mais rebuscados e sofisticados, basta escolher o que se adeque melhor ao resto da decoração.

renovar9

Obras de arte, enfeites e até fotos pessoais também são boas formas de conferir personalidade ao seu cantinho, e veja que nem sempre é necessário furar a parede, como a imagem abaixo.

renovar11

Porta-retratos, quadros, pôsteres e outros objetos como lembrancinhas de viagens, almofadas, mantas e plantas são ótimas alternativas para dar uma nova cara ao ambiente.

renovar10

Gostou das dicas? Acha que esse post pode ajudar alguém que está nessa situação? Compartilhe com ele, juntos iremos sempre mais longe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.