Suzani- tradição exuberante

Tecido suzani possui um estilo rústico e étnico. O significado de seu nome tem origem na Pérsia, quer dizer agulha e está ligado à beleza tribal ou beleza que vem da tribo. Remete-se à tapeçaria bordada ou revestida em tecido.

suz1

suz

suz2
Por tradição a manta suzani começa a ser confeccionada com a mãe, quando ela começa tear no nascimento da filha e só acaba quando ela vai casar. Porém, todos os membros da família contribuem com o bordado de uma parte da manta e isso faz com que, ao final, os desenhos fiquem diferentes.

suz6

suz3

Para a confecção de grandes mantas suzani, são costurados juntos diversas faixas de tecidos, depois ele é riscado para definir o desenho a ser bordado. Então as costuras são separadas novamente para que os membros da família possam ajudar na produção. Após todos terminarem, as faixas são unidas buscando a formação do desenho final.

suz5

A confecção da manta é feita para o enxoval da menina, composto também por colchas, cortinas e toalhas de mesa. São usados tecidos de algodão bordados com linha de seda ou de algodão, os principais desenhos incluem o sol, a lua, mandalas, flores e folhas. É uma peça exclusiva, pois não existem dois desenhos iguais, podem até ser similares, mas não idênticos. Além da sua história e tradição e de serem peças únicas, levam muitos anos de produção, algumas demoram até 30 anos para ficar pronto.

suz7

Não é à toa que eles são muito usadas hoje em dia como peças de decoração por grandes arquitetos no mundo, seja em almofadas, pufes, poltronas, sofás e até nas paredes.

suz9

suz8

suz4

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *