Azulejos- Antes reservado a cozinhas e banheiros, ele ganhou novos usos e reaparece cheio de estilo e detalhes

Foi-se o tempo em que os azulejos revestiam apenas as paredes de banheiros, cozinhas e áreas externas. Hoje, é possível usá-los para dar acabamento à mesa da sala de jantar, em uma moldura de espelho no quarto ou em qualquer outro lugar.

tps1

tps
Criados pelos árabes, mas muito usados pelos portugueses, os azulejos chegaram a revestir paredes de igrejas e palácios. Mas, aos poucos, o modelo tradicional, com estampa barroca, foi substituído por novos desenhos, mais coloridos e arrojados, com flores ou formas geométricas. As peças atuais inovaram também em relação a tamanho, formato e espessura.

tps2
Além de protegerem as paredes, eles assumem papel de destaque na decoração contemporânea e criativa, sem contar que ficam lindos até mesmo como acabamento no tampo de uma mesa.

tps4
Fazer um patchwork de azulejos, além de deixar a decoração original, ainda oferece a chance de fazer economia. Isso porque as peças podem ser compradas em cemitérios de azulejos, que vendem itens fora de linha e em pouca quantidade.

tps8

Porém, quem quer ousar e revestir todas as paredes com o material deve tomar cuidado. Ele pode ser usado à vontade em cozinhas, banheiros e lavanderias. Entretanto, nas salas e nos quartos, o melhor é apostar em faixas, painéis ou no revestimento de somente uma parede, e deixa-los somente para acrescentar cor e criatividade à decoração, mas sem exagerar.

tps3

tps6
Duráveis e fáceis de limpar, os azulejos são usados tanto pela beleza quanto pela praticidade. Diferentemente de uma parede de alvenaria, por exemplo, eles podem ser limpos apenas com um pano úmido.

tps7

tps5

tps9

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *