Com a faca e o queijo

Servir queijos especiais como aperitivos é uma escolha prática e certeira na hora de receber amigos em casa. Eles abrem o apetite e dão um sabor a mais ao encontro.
Mas na hora de montar a mesa, as dúvidas como o que servir junto, aparecem!

queijo9

queijo

São tantos os queijos e muitos sabores.
Seja como petiscos em uma festinha em casa com vinho ou para encerrar uma refeição como manda o figurino francês à mesa. Mas será que você os conserva da melhor forma para que não percam sabor, aroma, textura e cor? E mais, você sabe qual é a maneira correta de cortar e servir?
Para começo de conversa: esqueça os quadradinhos na hora de preparar a tábua de queijos. Ele deve ser cortado como uma fatia de bolo, para que assim se sirva um pedaço que vai da casca até o centro do queijo, a melhor parte.

queijo8
Mas essa regra não é válida para todos. Os redondos são cortados dessa forma, mas outros queijos, como o brie, que geralmente compramos em fatia, não deve ser servido dessa forma – ou alguém ficará só com casca enquanto outro só com a parte cremosa. 

E se você gosta de cuidar de todos os detalhes milimetricamente, pode cortar com precisão com a tábua de cortes com medidas.

Mas não vim para falar só dos queijos, mas das tábuas de madeira, que antes eram vistas meramente como objetos “sem charme” para corte de carnes ou legumes, agora, ganham destaque passando a compor na apresentação de diversos petiscos.

Podem ser quadradas, retangulares, redondas, sem formato definido e de diferentes tipos de madeira.

queijo4

queijo7

queijo6

queijo5

queijo3

queijo2

queijo1

queijo1o

Vale a dica; 

Alguns queijos não precisam de refrigeração, mas precisam de um ambiente fresco – se a tua cozinha não for bem fresca, é mais seguro deixa-los na geladeira. Eles precisam de umidade, portanto, o melhor ambiente é a gaveta das verduras, lá no fundão. Um porém: usando essa gaveta, você não pode mais mistura-los com as verdura e nesse caso, é preciso de uma geladeira bem espaçosa. Eu uso uma gaveta menor, e compro dois queijos por vez (a não ser que seja para uma festa).
Elimine a embalagem plástica: ela atrapalha com a umidade e pode fazer com que crie um bolor onde não deveria ter. Você pode usar os papéis de padaria com revestimento de cera por dentro, ou, o ideal – mas que custa caro e que não conheço um similar no Brasil, é o feito com cera de abelha, da Bee’s Wrap. A embalagem é reutilizada, basta limpa-la. Se tiver uma viagem marcada para fora, vale incluir o item na lista de supermercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.