Adesivo para móveis: aprenda como usar e veja inspirações incríveis!

Dar uma cara nova aos móveis de casa sem gastar muito é o sonho de muitas pessoas. Mas você sabia que isso pode ser realidade? É só investir nos adesivos.

Depois do envelopamento de carros ficar muito famoso, chegou a vez do mesmo processo ser usado nos móveis, ajudando a modificar praticamente qualquer item, com um investimento bem baixo.

Você quer mudar os móveis da sua casa? Leia esse post e saiba como isso veio para nos ajudar.

decalque2

O material usado, normalmente, se assemelha a uma película e pode ser moldado de forma simples, se adaptando a qualquer superfície.

Além disso, o adesivo é lavável e, portanto, bem fácil de limpar. Ele pode ser usado em móveis e também em eletrodomésticos, podendo revestir armários, geladeiras, fogões, portas e o que mais você queira dar um up.

decalque3

O mais bacana é que o adesivo pode ter múltiplas funções como ajudando a proteger o móvel, dando uma cara nova aquele item já mais antigo e até modificando a decoração do ambiente – já que existem muitos adesivos com design bem inovadores e com cores variadas.

decalque4

decalque5

Vale lembrar ainda que, quando comparado a uma reforma, o adesivo é bem mais barato. Assim o custo-benefício é outro aliado na hora de optar por essa modalidade.

No mercado existem muitas opções de adesivo para móveis e é importante conhecer cada uma delas para fazer uma escolha mais consciente. Você poderá encontrar opções de adesivos:

lisos;
estampados;
coloridos;
metalizados;
temáticos;
que imitam madeira;
entre muitas outras opções.

A única ressalva é que a superfície onde o adesivo será aplicado esteja uniforme. Assim, você evitará que se formem bolhas. O valor do metro também pode variar entre R$20 a até R$200,00

decalque7

Nos casos de superfície com ferrugem, o recomendado é aplicar um produto para tratar o problema antes de fazer a adesivagem. Depois do processo terminado, a limpeza deverá ser feita com pano e álcool.

Dependendo do tipo de móvel que você deseja envelopar, o mais recomendado é procurar ajuda profissional. Como é o caso dos eletrodomésticos, já que isso pode exigir um conhecimento técnico mais específico, evitando que o seu item pare de funcionar.

Para fazer o adesivamento em casa, a melhor dica é escolher muito bem o material. O ideal é optar pelo vinil ou o adesivo de PVC. Para quem tem medo de aparecerem bolhas, é possível comprar uma espátula própria capaz de evitar o problema e também o surgimento de rugas.

Mas, se você pretende aplicar o adesivo em um móvel ou um item mais simples, poderá seguir este passo a passo sem problemas. Confira.

Se seu móvel não possui acabamento, será preciso fazer um lixamento antes com uma lixa para madeira.

Não se esqueça de retirar toda a gordura e outros tipos de sujeira, evitando que se formem bolhas ou outras imperfeições.

decalque9

Vamos ao passo a passo de como aplicar adesivo para móveis:

Comece limpando a peça;
Meça o tamanho correto para definir quanto de adesivo você precisará (lembrando de sempre calcular um pouco a mais para caso de erros);
Adicione neste cálculo em torno de 3 ou 4mm para as margens;
Vá retirando aos poucos a parte detrás do adesivo e inserindo essa parte descoberta no móvel;
comece do meio para as extremidades;
Passe a régua ou a espátula conforme você for aplicando o adesivo, evitando que se formem bolhas;
se surgirem bolhas, você poderá consertá-las dando um leve picado com um alfinete, pressionando com os dedos;
Se existir sobras, corte-as com uma tesoura ou estilete, sempre com muito cuidado;
Quando terminar de aplicar, passe o pano de lycra ou a régua para que o adesivo se fixe melhor e não formem bolhas;
Faça tudo com bastante calma, evitando irregularidades e remendos.

decalque

decalque1

decalque10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.