Verde que te quero verde- ideias lindas para você criar um jardim na parede de casa

No mundo em que se multiplicam apartamentos pequenos e varandas integradas, nem sempre sobra espaço para ter aquele jardim dos sonhos. Mas é claro que isso não significa que você precisa abrir mão do verde dentro de casa – e nem se contentar com apenas uma suculenta na estante da sala.
Os jardins verticais, suspensos e até uma pequena horta, também podem ser montados dentro de casa, em diversos ambientes, com os mais diferentes estilos de decoração. 

VER

Entre as dúvidas que sempre sou questionada, está se um jardim vertical pode ser colocado em qualquer lugar?

Sim, qualquer superfície vertical pode receber um jardim vertical, sejam muros altíssimos de edifícios, ou pequenas paredes internas. 

VER1

Além de uma parede livre, claro, você vai precisar de espaçadores, chapas ecológicas e dois pedaços de feltro (imputrescível de alta densidade) para instalar as plantas. O espaçador é fixado na parede e sustenta o jardim à cerca de 10 cm da parede, criando um colchão de ar que ajuda a evitar infiltrações. Já a chapa ecológica, que pode ser feita com tetra-pack recicláveis, funciona como uma barreira impermeável. O primeiro feltro funciona como um aparador para água nutrientes e raízes; já o segundo recebe pequenos cortes, nos quais são encaixadas as mudas das plantas.

VER4

De forma geral, são boas opções plantas que na natureza já se instalam em superfícies verticalizadas, como pedras e troncos. Nesse sentido, são opções viáveis samambaias, capins e trepadeiras, por exemplo. Mas vale lembrar que ainda é preciso checar o ambiente em que este jardim vai estar: se é ensolarado ou não, qual a intensidade dos ventos, da poluição e assim por diante.

VER5

O jardim vertical deve ser instalado em conjunto com um sistema de irrigação, que irá garantir a rega das plantas. Em geral, coloca-se um tubo vertical do qual se ramifica vários canos horizontais com pequenos furos que irão gotejar água nas plantas. 

VER9

Ainda, se o jardim vertical não fizer a sua cabeça nem seu bolso, outras opções como o jardim suspenso ou hortinhas são boas ideias para cultivar o verde.

VER2

VER3

Soluções surpreendentes para quem quer investir na decoração com plantas. 

VER6

VERT8

VER8

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.