Descubra as origens da decoupage, como aplicar a técnica passo-a-passo + belas inspirações

A decoupage é uma técnica artesanato muito simples mas que deve ser praticada com muita atenção e calma para se obter o resultado que espera.
Nada mais é que a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando a aparência de uma delicada incrustação.

DEC

DEC1

DEC2

Ela pode adicionar um toque criativo e artístico para molduras, móveis, objetos e louças. Ao olhar para um objeto acabado, você poderia pensar que a Decoupage é um processo complicado, mas não é. É realmente muito simples. Se você pode cortar e colar, você já conhece a maioria das técnicas utilizadas. Basicamente, você deve recortar imagens, colá-las na superfície do objeto e passar algumas camadas de cola para protegê-lo. Provavelmente você tem todos os materiais necessários para realizar essa técnica em sua casa, agora. Então, vamos aos passos.

DEC9

 

Como fazer a decoupage?
1. Escolha uma superfície para cobrir com recortes. Madeira, metal, pedra e vidro são todos materiais adequados.
2. Limpe a superfície tendo certeza de que está livre de sujeira e pó.
3. Faça recortes de papel para colar na superfície. Seja criativo, use papéis estampados, faça recortes interessantes. Você pode usar também revistas e jornais.
4. Coloque os recortes na superfície, sem usar cola. Isto irá ajudá-lo a descobrir a melhor forma de organizar os recortes, quantos recortes precisa e quanta cola.
5. Com um pincel, espalhe cola branca comum ou cola específica para Decoupage sobre a superfície. Use uma camada fina de cola.

DEC4
6. Aplique uma fina camada da mesma cola na parte traseira do papel a se colado na superfície.
7. Coloque o papel sobre a superfície do objeto com cola e tire as bolhas cuidadosamente com o pelgar.
8. Aplique o restante dos recortes da mesma maneira. Eles podem ser sobrepostos, de acordo com seu gosto.

DEC14
9. Aplique uma fina camada de cola sobre os papéis colados sobre a superfície. Repita esse processo mais uma ou duas vezes.
10. Se desejar, ainda pode aplicar uma camada de esmalte selante para proteger a peça de umidade.
DEC5

O termo decoupage – ou decoupagem – tem origem no verbo francês découper, que significa recortar, mas apesar do termo francês, a técnica se originou na Itália. Na época em que foi criada, a técnica era apenas uma maneira de driblar a falta de recursos e conseguir decorar a casa a um baixo custo.

DEC11

DEC6

Por sorte, muita coisa mudou de lá para cá e, hoje, a decoupage é muito valorizada e se tornou uma ótima opção para quem deseja dar aquela repaginada em algum objeto de modo fácil, rápido e muito econômico.
Você sabe recortar e colar? Então você sabe fazer decoupage. Basicamente é a isso que a técnica se refere, ou seja, colar recortes de papel na superfície de objetos conferindo a eles uma aparência final delicada.

DEC8

DEC3

DEC12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.