Pequenas varandas e terraços- ideias para se dar apenas ao trabalho de contemplar a paisagem!

Varandas e terraços pequenos são um desafio para quem já briga com a falta de espaço dentro de casa. O que fazer com um ambiente tão pequeno, de forma que ele possa ser aproveitado e faça parte do dia a dia de quem mora ali?

porche

Soluções simples e bem-planejadas transformam varandas e terraços em extensões da casa, com um luxo extra: a proximidade da natureza.

porche2

A tarefa de mobiliar a área externa da casa inclui pensar sobre o tipo de material, durabilidade, acabamento, modelo de peça e estilo de decoração mais apropriado para enfrentar as intempéries sem sofrer grandes desgastes. Tantos aspectos geram dúvidas no momento da compra e dão margem a escolhas erradas, que podem representar maior despesa a longo prazo.

porche4

Por isso, é preciso dar a maior atenção na hora de optar por um ou outro modelo, indo muito além da beleza, se seu espaço fica a céu aberto.

porche6

Nem todo mobiliário de área externa fica coberto. Por isso, prefira usar tecidos impermeabilizados, fáceis de lavar e resistentes ao calor intenso e à umidade. Melhor ainda se optar por modelos sintéticos de acrílico (que não desbotam), vinil ou couro náutico. E fique longe de tecidos delicados como sedas e veludos. Outra dica que ajuda a manter o tecido em bom estado por mais tempo é apostar em capas de sarja, brim ou lona quando os móveis não estiverem em uso.

porche3

Resistência e durabilidade são quesitos fundamentais para as peças que ficarão expostas nas áreas externas da casa. Dispense as estruturas de ferro, exceto aquelas que tenham tratamento específico contra ferrugem, e recorra a peças com estrutura de acrílico ou alumínio – que exigem pouca manutenção e contam hoje até com pintura eletrostática em pó (mais resistente a riscos). Fibras naturais também devem ser dispensadas, pois tendem a apodrecer. Prefira as fibras sintéticas com aparência semelhante, que oferecem mais resistência.

porche8

Outro item que confere mais acolhimento ao espaço de receber amigos é a mesa. Os modelos mais indicados são os de estrutura metálica com tampo de vidro, fibras sintéticas ou madeira. Além disso, móveis com rodas são opções práticas para o ambiente por serem fáceis de guardar e transportar.

porche7

Recorrer a toras, raízes de árvores, peças antigas de borracha, poliuretano (ou ferro se houver um tratamento próprio contra intempéries) é sempre uma alternativa para economizar e dar mais personalidade aos ambientes. Evite apenas móveis fracos ou de estilo clássico, porque é fundamental ter aconchego e descontração!

porche5

porche9

2 Comments on “Pequenas varandas e terraços- ideias para se dar apenas ao trabalho de contemplar a paisagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.