Apartamento pequeno- Guia prático

Apartamento pequeno não é desculpa para decoração largada.

peq20

Na mesma medida em que cresce o número de pessoas vivendo em apartamentos pequenos nos grandes centros urbanos, cresce a quantidade de ideias criativas para solucionar a falta de espaço.

Como o meu negócio é simplificar a sua vida, neste guia prático eu reuni as ideias que fazem a diferença para quem vive em apartamento pequeno.

Guia Prático do Apartamento Pequeno

O grande segredo para se viver bem em um apartamento pequeno é: Pare de pensar em ambientes e comece a pensar em atividades.

Antigamente as casas tinham ambientes fisicamente separados para acomodar cada atividade como cozinhar, comer, dormir, trabalhar, lavar, etc.

Com a redução do tamanho dos imóveis, ambientes como copa, sala de jantar, quarto de funcionária e, em alguns casos até lavanderia, não fazem mais sentido.

É óbvio que você e sua família ainda precisam comer, e o ideal é que tenham um espaço agradável para fazerem as refeições juntos, mas isso não justifica a necessidade de uma sala de jantar.

peq1

Pense na atividade: como você faz as suas refeições?

Pode ser que você more sozinha, trabalhe fora e nunca coma em casa. Será que você precisa de uma mesa de jantar? Quem sabe um aparador na cozinha resolva seu problema.

Pode ser que você adore cozinhar e receber amigos para longos almoços. Será que uma ilha ou balcão entre a cozinha e a sala não vai funcionar melhor que uma mesa de jantar tradicional?

peq

Ideias que fazem a diferença para quem vive em apartamento pequeno:

1. Crie espaços multifuncionais

Pense mesa de refeição funcionando como mesa de trabalho, home-office na mesa de cabeceira ou, o já batido mas super funcional, quarto de hóspedes dublê de sala de TV, ou ainda a mesa de centro fazendo a vez de uma bandeja bar, como a imagem abaixo.

peq2

2. Use móveis curinga

Móveis curinga são aqueles que desempenham dupla ou tripla função como pufes ou baús que servem como assento e apoio enquanto tem espaço interno para esconder tralha.

peq4

3. Destralhe

Espaço pequeno não combina com tralha.

Uma boa dica para dar a sensação de que seu apartamento pequeno está arrumado mesmo que esteja precisando de uma faxina é manter sempre as grandes superfícies livres de objetos.

Nada de deixar a tralha acumular sobre mesas, aparadores e racks.

peq9

4. Abuse das transparências

Se quiser separar ambientes prefira usar estantes vazadas ou cortinas de tecido translúcido, desta forma você não bloqueia a luz nem a visão e dá a sensação de que o espaço é maior.

peq6

5. Aposte em superfícies reflexivas

Você já sabe que os espelhos dão a sensação de ampliar os espaços, mas outras superfícies reflexivas como móveis de laca brilhante ou peças de vidro também refletem a luz e causam o mesmo efeito.

peq7

6. Prefira um piso único

Se puder, revista todo o apartamento com o mesmo piso. Esse truque dá unidade visual e faz o espaço parecer maior.

peq8

7. Evite rebaixar o teto

Você não precisa fazer rebaixo de gesso e perder centímetros preciosos de pé-direito para espalhar pontos de luz pelo ambiente. Use spots sobre trilhos eletrificados e ganhe uma decoração com pegada industrial.

peq12

8. Escolha móveis visualmente leves

Móveis com pernas são visualmente mais leves do que os estofados. Parece bobagem, mas ver o piso abaixo do sofá faz muita diferença na nossa percepção de espaço.

Cadeiras e pequenas peças de acrílico também são uma boa pedida.

peq13

9. Invista em marcenaria sob-medida

Marcenaria sob-medida é o dinheiro mais bem investido em um apartamento pequeno. Se o imóvel for seu, claro.

Vale a pena substituir uma parede por um armário pensado para separar o quarto da sala, por exemplo. Você ganha espaço para guardar suas coisas e ainda pode embutir a TV.

peq5

peq10

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.