Como RENOVAR apartamento SEM REFORMA

Quando você investe até o último centavo no tão sonhado primeiro apartamento, a pergunta de 1 milhão de dólares é: Dá pra renovar apartamento sem reforma?

Claro que dá. Existem várias opções no mercado para quem está com a renda comprometida com um financiamento ou com o aluguel e quer renovar-lo sem quebra-quebra.

Como renovar apartamento sem reforma

1. Pisos

É o principal vilão dos imóveis antigos. É super comum alugar ou comprar um imóvel usado com piso duvidoso: cerâmica feia com rejunte sujo, madeira descascada, arranhada ou soltando do contra-piso, carpete velho e etc.

Opções:

Pintura

Cerâmica, concreto e madeira podem ser pintadas com tinta epóxi. A vantagem da pintura é que além de ser um processo rápido e barato, você tem uma infinidade de cores para escolher.

sinteco0

Sinteco

Se o seu apê tem um piso de madeira pense 2 vezes antes de se livrar dele. A madeira é um revestimento nobre que deixa sua casa aconchegante e elegante. Se o piso só estiver riscado e desgastado, renove-o com uma aplicação de sinteco. É a opção mais barata depois da pintura.

Piso sobre piso

Para cobrir pisos existentes de cerâmica há várias alternativas. Em todos os casos a cerâmica deve estar em bom estado, nivelada e sem peças soltas. Existem no mercado opções de porcelanato com espessura de 3mm para assentamento com argamassa especial “piso sobre piso” (não se esqueça de verificar a necessidade de ajustar a altura de portas e soleiras), laminados de madeira com encaixe tipo “click” e a opção mais barata e fácil de instalar, o piso vinílico adesivo.

sinteco1

2. Paredes

Paredes coloridas são o jeito mais fácil de transformar um imóvel e imprimir a sua personalidade na decoração. Contudo, em um apartamento alugado a opção mais econômica é manter a pintura das paredes na cor branca e deixar as cores para a decoração, assim na hora de devolver o imóvel o custo de pintura é menor.

sinteco2

3. Cozinhas e banheiros

Estes ambientes são a maior fonte de desgosto em imóveis usados e os que inspiram os maiores desejos de reforma. Veja o que pode ser feito para transformá-los sem quebra-quebra:

Azulejos

Para cobrir azulejos antigos você tem 4 opções:

– Pintura epóxi: opção mais rápida e barata.

– Azulejo sobre azulejo: evita obra e entulho mas os azulejos originais precisam estar em boas condições e as janelas, tomadas e pontos de saída de água precisa ser ajustados para a nova espessura das paredes.

sinteco5

– Argamassa sobre azulejo: você ganha uma parede lisinha sem sinais do rejunte e pode pintá-la da cor que quiser, não é tão durável quanto uma parede de azulejos.

– Adesivos: solução ideal para apartamento alugado, barata, rápida e temporária.

sinteco4

Armários

Armários de fórmica podem ser pintados ou encapados com adesivo vinílico tipo Contact. Considere também trocar os puxadores.

sinteco8

Nos banheiros, troque o box de acrílico encardido por um melhor, instale prateleiras para organizar a tralha e use toalhas bonitinhas.

sinteco9

sinteco11

4. Armários embutidos

Substituir toda a marcenaria de um imóvel além de inviável economicamente não é uma atitude sustentável. Ao invés disso você pode:

– Pintar as portas

– Trocar os puxadores

– Cobrir o interior dos armários com contact ou tecido

– Usar adesivos vinílicos decorativos ou tecido adesivo no exterior dos móveis

sinteco12

5. Móveis

Prefira prateleiras e pequenas estantes para organizar e guardar suas coisas. Eles são multi-função, ocupam pouco espaço e se adaptam em qualquer ambiente.

sinteco13

Assim, você pode mudar sua disposição quando suas necessidades mudarem e não precisa contratar ninguém para montá-los.

Móveis modulares e prateleiras podem ser usados como: estante, mesa de cabeceira, despensa,  guarda-louças, bar, mesa de som, divisória, organizando potes e frascos no banheiro, para as louças na cozinha, para a papelada no escritório, para os livros na sala, para as chaves e a correspondência criando um hall de entrada.

sinteco14

6. Persianas e cortinas

Nada pior do que persianas de escritório para derrubar o astral da sua casa. Esconda-as atrás de modelos de tecido encontradas em home-center e lojas de decoração

São baratas, fáceis de instalar e a textura do tecido deixa qualquer ambiente mais aconchegante.

sinteco15

7. Iluminação

Uma boa iluminação faz seu espaço parecer maior e deixa tudo mais aconchegante.

– Use 3 tipos de luz em todos os ambientes:

Geral ou ambiente – Luz que é distribuída igualmente por todo o ambiente, vem de um ou mais pontos de luz no teto.

De trabalho – Luz dirigida para uma tarefa específica como ler, trabalhar ou cozinhar, vem de luminárias ou lâmpadas com foco dirigido e luz direta.

Decorativa ou de destaque – Luz mais suave usada para dar aconchego, vem de luminárias com luz indireta.

– Padronize as luminárias de teto

Usar luminárias com o mesmo formato e material na iluminação de teto de todos os ambientes, além de dar unidade visual à decoração, ajuda a economizar. Escolha equipamentos simples de materiais duráveis, por exemplo alumínio com acabamento em pintura na cor branca.

Se quiser distribuir pontos de luz no teto use trilho eletrificado com spots.

sinteco16

8. Sinais de vida

Arte, almofadas, tapetes, objetos decorativos, plantas são os sinais de vida que transmitem a sua personalidade e adicionam camadas de interesse à decoração desviando a atenção dos pontos fracos do imóvel.

sinteco17

sinteco18

sinteco19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.