7 lições de decoração

Será que vai combinar? E se eu enjoar?

Eu sei que você já se perguntou isso milhares de vezes. E isso é natural, porque o seu cérebro está condicionado para evitar erros.

Mas na decoração da sua casa, se você não assumir alguns riscos, você vai acabar com uma casa sem graça e sem personalidade.

Aproveita esse post e adote uma destas lições de decoração. Eu garanto que faz diferença.

 

tapi2

1. Decoração não precisa ser complicada

Se você está se sentindo paralisada e um pouco em pânico com tantas decisões de decoração, simplifique.

O que dá vida à decoração são as “camadas” que você vai criando.

Comece com uma base neutra escolhendo cores ou materiais com cores neutras para as grandes superfícies como piso e paredes. Adicione pitadas de cores através de acessórios.

Se quiser um efeito dramático, use uma cortina ou tapete coloridos, se preferir um efeito mais sutil, use almofadas estampadas.

Iluminação é uma camada fundamental. Espalhe pelo menos 3 pontos de luz em cada ambiente.

tapi

2. Não tenha medo de se arriscar

Escolha 1 elemento para se arriscar, assim você testa seus limites e se não curtir não joga montanhas de dinheiro fora. Por exemplo, se você quer usar uma cor intensa, mas está insegura, ao invés de pintar uma parede inteira, pinte só uma demarcando um espaço.

tapi3

3. Um pouco de tinta pode fazer muita diferença

Pintar pequenas porções de parede é um truque coringa da decoração. Eu curto muito porque fica barato, você pode fazer sozinha em pouco tempo e se não gostar é fácil de desfazer.

tapi6

4. Espaço pequeno não é desculpa para decoração largada

Se você não se anima a arrumar sua casa porque ela é pequena, um lugar pequeno muitas vezes é mais fácil de organizar.

tapi4

tapi5

5. Texturas naturais deixam a sua casa aconchegante

Misturar cores e estampas pode ser intimidante, mas misturar texturas não tem erro. O segredo é escolher uma cor, se quiser risco zero, escolha uma cor neutra (branco, preto, bege, cinza) e explore nos materiais.

tapi7

Misture materiais com acabamentos e sensações diferentes: madeira, metal, tecidos rústicos, cerâmica, fibras naturais, vidro, espelhos, etc.

E não se esqueça das plantas!

tapi9

6. Conte sua história através da decoração

A escolha das cores, a iluminação e até como os móveis que estão distribuídos no ambiente, contribuem para criar o clima de um espaço.

tapi8

tapi10

tapi11

7. Você precisa de um plano

Criatividade não é uma coisa mágica ou um dom sobrenatural. Designers de todas as áreas colecionam referências para usar como inspiração quando vão criar. É assim que nasce um “conceito” de projeto.

Mas para garantir que o resultado vai ficar de acordo com o conceito é preciso seguir um plano, um roteiro. Em decoração também funciona assim. Primeiro você decide o clima que você quer que sua casa transmita.

Depois você cria um plano, um passo-a-passo para transformar em realidade. Assim, você garante que não vai se perder no caminho e que sua casa vai ficar do jeitinho que você imaginou.

tapi12

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.