Decoração com livros

Elas podem brilhar na sala, no home office, quartos e até na cozinha. O fato é que, além de servir para armazenar os livros, as estantes também abrigam coleções, peças de décor, pequenos vasos e – por que não? – até plantas. Mas, para que realmente sejam as estrelas dos ambientes, é necessário que estejam sempre em ordem. A seguir,  8 dicas para organizar estantes e livros.

pratel

  •  

1. Avalie o ambiente

A personalidade da estante deve estar de acordo com o ambiente. Se ela fizer parte da decoração da sala, ou TV, invista em quadros ou enfeites para compor.

pratel6

No home office a funcionalidade é a principal característica. Assim, vale organizar os livros de acordo com a frequência de uso, ordem alfabética, por exemplo.

pratel1

  •  

2. Cor, tamanho ou ordem alfabética?

Na hora de arruma-los, há quem goste de organizá-los por tema ou ordem alfabética de autores e títulos. E há quem prefira agrupá-los por tamanho – mantendo tudo proporcional aos olhos. Se quiser um visual mais despojado, coloque os livros na vertical em uma prateleira e combine com revistas na horizontal, em outra. A medida dá movimento à estante.

pratel3

Ao organizar por cores, é possível formar paletas que harmonizem com o restante da decoração do ambiente. Se preferir um visual monocromático, opte por encapá-los. 

 

pratel13

  •  

3. Organize o topo

Além de organizar visualmente a composição da estante, é imprescindível pensar na sua função. Portanto, no alto devem estar os livros que você já leu e que pretende guardar para reler algum dia, consultar eventualmente ou emprestar. São os clássicos, os preferidos, as coleções antigas, etc. Isto é, no topo, ficam os livros que não serão descartados tão cedo.

pratel5

pratel4

  •  

4. Deixe o que é mais usado na altura dos olhos

Aqueles que são mais utilizados devem ficar na altura dos olhos e ao alcance das mãos. São os os dicionários, os manuais, os livros de receitas ou aqueles que estão sendo lidos no momento.

pratel11

  •  

5. Invista em peças de décor para dar charme

A estante é um espaço em que vai estar a história dos moradores, portanto, vale expor peças de décor de família ou itens queridos que trazem memória e evocam a sensação de aconchego.

pratel9

  •  

6. Use quadros ou porta-retratos

Apostar em quadros e porta-retratos na estante sempre é bacana e o segredo é deixar a criatividade fluir.  Assim, como as peças queridas de décor deixam a estante com a cara dos moradores.

pratel8

  •  

7. Dê um toque verde

Para dar vida à estante, aposte em pequenos vasos com plantas. Invista em espécies de sombra que não precisam de tanta exposição ao sol e ficam bem em ambientes internos.

pratel12

  •  

8. O que é pouco usado fica embaixo

Revistas antigas ou livros já lidos que não foram descartados devem ser posicionados nas prateleiras mais baixas da estante. Usar caixas organizadoras nos nichos mais próximos ao chão também ajuda a acomodar peças que podem estar ali, mas que não precisam ser expostas, como cabos, eletrônicos e etc.

pratel10

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.