Faça arranjos como floristas, veja como!

Para elaborar um arranjo de flor não precisa ter muito dinheiro, e sim imaginação, delicadeza, bom senso e conhecer alguns truques. Como o intuito do meu site é ajudar vocês com tudo o que eu sei, hoje trago algumas dicas que farão toda a diferença na hora de montar o seu.

flores0

Escolha bem os vasos
Use vasos de tamanhos diferentes, mesmo que sejam do mesmo estilo. Invista em flores de várias espécies para que seu arranjo fique colorido, assimétrico e interessante. Aposte em folhagens, já que elas trazem leveza, completam buracos e barateiam os custos.

Para ambientes amplos, prefira as flores grandes, vasos maiores e galhos. Os botões de flores que ainda não abriram também dão um resultado lindo quando intercalados com flores já abertas.

Mesas pequenas e ambientes menores pedem vasos menores também e mais delicados. Flores muito cheirosas devem ser evitadas em almoços e jantares. Outra dica interessante é a utilização de pontos de luz direcionados para destacar seu arranjo no resto do ambiente.

flores000
Cuide bem dos seus arranjos
Para que arranjos de flores naturais permaneçam coloridos e bonitos, é importante tomar alguns cuidados. A água dos arranjos deve ser trocada a cada dois dias, ocasião em que você deve aproveitar para aparar um pedaço das hastes e lavar o vaso com esponja e detergente. Esses cuidados prolongam a vida das flores. A água gelada também deve ser evitada, visto que isso causa choque térmico e diminui a resistência das plantas.

flores00

 

Nossos aliados: 

Espuma floral

A espuma floral é o elemento que dará sustentação às flores e folhas que sustentarão o arranjo, além de fornecer água aos mesmos, já que é previamente umedecida.

flores2

Para hidratar a espuma floral, corte-a no tamanho desejado, usando uma faca ou canivete. Coloque água em um recipiente em que ela caiba deitada e deposite-a na superfície, deixando-a absorver água naturalmente. Assim, é hidratada completamente e de maneira uniforme. Nunca afunde a espuma floral dentro do recipiente, pois ficarão áreas secas em seu interior.

É preciso tomar alguns cuidados também na hora da montagem do arranjo. Corte as quinas, para dar estabilidade, pois se uma flor for fixada nesse local, a espuma pode quebrar-se. Ela deve ficar bem presa ao suporte, se for necessário, amarre-a a ele. Ao colocar a haste, perfure somente uma vez, sem ficar retirando e recolocando, pois isso danifica a espuma, aumenta o furo feito e as flores podem não fixar.

flores1

Espuma, usar ou não usar? Os arranjos feitos em recipientes com água costumam durar mais do que os montados nas espumas florais. Isso porque a espuma libera resíduos que “entopem” o caule da flor, e ela para de absorver água. No entanto, a espuma é muito útil para dar a forma desejada ao arranjo. 

flores3

Flores não são as únicas estrelas

Na hora de criar um arranjo, não invista apenas nas flores. Invista nas gramíneas, nos galhos, nas folhas. O conjunto deixará tudo mais rico, com texturas e cores diferentes alturas.

Floral wire netting/ ” Arame floral ”

Eles também dão sustentação as flores, permitindo que os arranjos fiquem mais espaçados e leves.

Basta ajeita- lo dentro do recipiente, colocar água e inserir as flores e folhagens.

flores13

 

Tenha em mente sempre, que quanto maior a variedade de flores, folhagens e sementes, mais interessante ficará o arranjo. Independente se serão colocadas diretamente nos vasos ou usando qualquer outro recurso.

flores4

Na hora de escolher os recipientes, não invista apenas nos de vidro, mescle com cerâmica, por exemplo. Alterne vasos mais longos e mais curtos.

Flower Frog

É um objeto usado para ajudar a organizar as flores, que se encaixam no fundo do recipiente e fixam as hastes por agulhas de metal. 

flores12

flores11

flores8

flores9

flores10

Itens importantíssimos para você que quer fazer seus próprios arranjos florais:

• Tesoura simples ou de jardinagem: tem que ser boa! – para cortar fitas, elásticos, plásticos e embalagens.
• Faca pequena: Para cortar a espuma floral e podar o talo (quem preferir usar faca ao invés de tesoura de poda também pode).
• Tesoura de poda: tem que estar muito afiada e é o item que em minha opinião, é fundamental para podar e preparar o talo.
• Borrifador de água: Para usar nas flores e folhas ao finalizar o arranjo..
• Vasos: Materiais como vidro, porcelana, alumínio e prata são os mais utilizados.

Uma outra dica legal é que se você quiser algo mais prático para brilhar as folhas, compre um brilha folha. Caso preferir algo mais natural coloque álcool e água no pulverizador e passe delicadamente um pano macio nas folhas, são detalhes que fazem toda a diferença no resultado final.

flores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.