Os 7 piores erros em projetos de decoração

Decoração é questão de gosto. Sim, a gente sabe. Mas existem alguns mandamentos básicos da arquitetura e do design e ignora-los pode acabar resultando em um erro de disposição ou composição, prejudicando o décor.
É preciso conciliar essas regrinhas e dicas, respeitando espaços, medidas e evitando alguns excessos, confiram.

Pouco Espaço

Em um projeto, é fundamental manter um bom espaço de circulação entre móveis e itens decorativos. Comprar móveis muito grande e não calcular à mão suas medidas é, muitas vezes, uma ameaça ao equilíbrio do décor.

tamanho

A harmonia entre as cores também é fundamental.
Mais fácil para quem não tem muita experiência em misturar, é usar cores neutras e eleger alguns tons que possam aquecer o ambiente e que deem o tom ao espaço.

tamanho1

Televisão alta ou baixa

A televisão é outro elemento que define o equilíbrio do ambiente. Na sala, o aparelho deve ficar a cerca de um metro do chão, enquanto, no quarto, deve ser instalado um pouco acima – a uma altura de 1,30 m. Também é preciso ficar atento quanto à distância entre o sofá e o aparelho.

tamanho2

Excesso 

Um dos principais erros na hora de montar a decoração é misturar poltronas, sofás, quadros e outros itens que não combinam entre si em um mesmo ambiente. As pessoas vão comprando as coisas sem pensar em como ficariam juntas, e isso não funciona. O desafio é fazer uma composição harmoniosa com itens diferentes, mas sem abusar do excesso.

tamanho3

tamanho4

Tudo combinando

Com tantos estilos disponíveis, decorar a casa pensando em apenas um é uma falha que acaba deixando os ambientes sem personalidade. O lugar deve ter seu DNA e sua história. É importante misturar, para que não fique com cara de loja.

Vale o novo com o vintage, materiais e texturas diversas, madeira e metal entre outros.

tamanho5

Tapete no lugar errado

O tapete, como eu expliquei aqui, é uma peça importante na decoração, e a ” regra ” diz que ele deve ficar no mínimo 20 cm embaixo do sofá, assim, o tecido fica sempre esticado e bonito. Se fica solto, embola com facilidade. Nas laterais, é preciso deixar uma sobra de aproximadamente (5 a 10 cm no mínimo) no tamanho do sofá, pois tapetes muito pequenos podem fazer com que o ambiente pareça menor.

tamanho7

tamanho6

Cuidado com o espelho

Por causa da presença frequente de imóveis cada vez menores, exagerar na quantidade de espelhos nos ambientes tem sido um erro comum. É um elemento importante que dá sensação de amplitude, mas, quando mal colocado, pode enjoar e atrapalhar.

tamanho8

tamanho9

Lustres

Importantes na decoração, os lustres podem se adequar aos ambientes.

tamanho13

Os pendentes são suficientes em um espaço e podem ser usados na sala de jantar, no hall e no quarto e bancadas.

tamanho10

Já spots de sobreposição e iluminação embutida são alternativas para outros lugares. É importante levar em conta os demais componentes da decoração ao planejar a iluminação de um espaço. Os acabamentos podem refletir os pontos de luz e trazer desconforto visual.

tamanho11

Um bom projeto de iluminação é essencial para o resultado final de um bom projeto, assim como um mal projeto de iluminação pode estragar um bom projeto de interiores.

tamanho12

Um abatjour bonito pode te auxiliar quando falta iluminação ou para dar um ar mais aconchegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.