Saiba como otimizar o espaço de uma sala pequena reorganizando os móveis

Você conseguiu se mudar para seu tão sonhado primeiro apartamento/casa, mas nem sempre ela tem a metragem essencial para caber todos os móveis que você deseja. E agora? Como otimizar o espaço e fazer o ambiente parecer mais amplo?

Vamos começar pelos móveis para sala, o ambiente que pode ser o cartão de visitas da sua casa.

Evite móveis desnecessários

Nesse caso, menos pode ser realmente mais. Colocar muitos móveis por m² pode fazer sua sala parecer ainda menor e confusa. O sofá normalmente é a estrela da sala, mas em um ambiente pequeno ele pode se tornar um elefante branco. Escolha um proporcional ao seu espaço e não esqueça de levar em consideração a circulação do local.

peq
Um sofá bojudo e retrátil pode ser muito confortável, mas não sobrará lugar para mais nada. Se ele só cabe em uma posição, parta dele para organizar os outros móveis ao redor. Também não existe a necessidade de encostar todos os móveis nas paredes, para uma suposta sensação de mais espaço no centro. Um sofá de dois lugares pode ser complementado com uma dupla de poltronas na lateral para quem costuma receber visitas e delimitando a área da sala.

peq3

Também não é necessário se prender só a dupla sofá + rack de TV. Aliás, o rack é um dos móveis que pode ser abolido.
É essencial ter TV na sala? Muitos modelos permitem prender o aparelho diretamente na parede. Para apoiar aparelhos de som, tv a cabo e enfeites, você pode instalar uma única prateleira longa embaixo.

peq5

peq4
 Explore também a altura da parede, investindo em nichos e prateleiras mais rentes ao teto.

peq1

Já a mesa de centro pode ser trocada por uma mesinha lateral ao sofá, ou mesmo um carrinho de bebidas que pode fazer as vezes de apoio.

peq7

peq0
Invista em detalhes para decoração que não ocupem espaço, como um pufe, ele faz também a vez da mesa de centro e vira mais um assento para acomodar visitas.

peq6

peq8

A escolha do tapete de acordo com o tamanho do ambiente também é essencial. A peça deve, de preferência, ter a largura do sofá, mas não precisa ter a mesma área da sala, para não engoli-la. Se ele cobrir apenas o centro do ambiente, já dará a ideia de mais amplitude.

peq9

Para complementar a decoração, aposte em uma parede com montagem de quadros e pôsteres que vão dar charme ao ambiente pequeno.

peq12

peq11

peq13
Mas se quiser dar aquela repaginada, não deixe de conferir mais dicas aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.