Jardim Suspenso – Ideias, dicas e inspirações!

Os jardins existem desde os tempos antigos e há muitos séculos são usados como forma de agregar valor e beleza. Hoje em dia, com o tamanho dos apartamentos, fica cada vez mais complicado inserir projetos de jardins nos ambientes sem comprometê-los ou perder muito espaço. Com isso, alguns estilos de jardim passaram a ser mais utilizados, como os de inverno e também o jardim suspenso.
O jardim suspenso vem sendo cada vez mais utilizado, e se você está busca um modelo de jardim que não ocupe espaço e traga charme e vida ao seu ambiente, esse post é para você!

sus
 

Vou falar um pouco do que é o jardim suspenso, dar dicas de como começar o seu próprio e compartilhar ideias, estilos, modelos e inspirações. Vamos conferir?

O que é o jardim suspenso?
Quando falamos de jardim suspenso, é bem provável que a primeira coisa que nos venha em mente são os Jardins Suspensos da Babilônia, que é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Eles são considerados como “suspensos” por estarem acima do chão, e o mesmo princípio funciona para os jardins suspensos de hoje.

O jardim suspenso é aquele no qual as plantas não são colocadas no chão, e são suspendidas ou distribuídas verticalmente pela parede, também conhecido como jardim vertical. É uma excelente pedida para os amantes de plantas que moram em apartamentos pequenos e sem espaço. E acredite: é possível criar um jardim suspenso maravilhoso, diversificado e bastante criativo.

sus3

Dicas para criar um jardim suspenso

Busque espaços claros
Na hora de escolher aonde o seu jardim vai ficar, leve em conta a iluminação natural do espaço. Pode ser mais complicado encontrar plantas para o seu jardim se ele não tiver uma iluminação natural boa ou suficiente, e isso vai restringir suas opções.

sus1
 

Pesquise as plantas previamente
Antes de montarmos qualquer jardim ou de comprarmos qualquer planta, precisamos saber quais cuidados são necessários e específicos da planta que estamos comprando, quanto de luz ela precisa diariamente, tipo de adubo, quantidade de água e etc. São muitos detalhes que vão fazer a diferença entre ter um jardim lindo e vivo, e um jardim sem graça e apagado.
Portanto, tire todas as suas dúvidas antes mesmo de colocá-lo em prática: pesquise na internet ou pergunte em floriculturas para pessoas que conhecem de plantas.

sus2
Combine seu jardim com o projeto do seu espaço
É muito provável que você decida montar um jardim suspenso depois de já ter decorado o espaço no qual ele vai ficar. Se for o caso, lembre-se de que jardim, mesmo pequenos ou suspensos, podem variar em estilo. Portanto, tenha certeza que a disposição que você escolheu, assim como as plantas e os vasos, estejam de acordo com o estilo do seu espaço.

sus6

Jardins em quadros
Já pensou em quadros que ao invés de pinturas tivessem plantas? Alguém já!  O resultado é lindo, e além de trazer vida para o seu espaço, funciona também como uma decoração. Lembre-se de escolher uma moldura que combine com o seu estilo.

sus5

Os blocos cerâmicos são bem similares aos blocos pré-moldados, entretanto o custo é mais baixo e a resistência também. Em ambos os casos, é necessário escolher as plantas para o jardim vertical com cuidado. As plantas serão plantadas juntas por bloco, então é necessário escolher espécies que não sufoquem umas as outras.

sus8
Outra opção de instalação é o jardim WallGreen, que consiste num sistema modular de nichos com encaixe para os vasos. Como as plantas são plantadas em vasos separados, não há tanta preocupação com a disposição delas. Dá para usar espada de São Jorge e outras plantas da moda.

sus12

sus9
Uma opção bastante acessível para jardins verticais menores são os vasos de paredes sob uma base de madeira ou em treliças metálicas. Com esse tipo de modelo, você pode regar as plantas de forma manual, pois são menores e pode regular a quantidade da rega. Utilizando modelos sustentáveis, você pode fazer jardins verticais com pallets e vasos de parede em sua varanda.

sus10
 
O jardim vertical feito de vasos é uma forma criativa de aproveitar o espaço. 

sus11

Algumas são bem simples de colocar em prática e dá para a gente mesmo fazer, não é mesmo? E para quem mora em apartamento pequeno, é uma ótima pedida, pois as plantas trazem uma sensação de vida e frescor que faz com que a nossa percepção do espaço mude.

sus7

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.