Como se organizar no home office: dicas para ser mais produtivo

Criar um ambiente de trabalho dentro de casa agora é essencial nessa época que estamos vivendo, mas pode ser uma tarefa divertida, porém requer cuidado, já que estamos falando de um escritório. Mesmo que informal e mais versátil, ele precisa de itens essenciais para otimizar a rotina. Por isso seguem boas dicas que podem transformar seu home office em uma experiência mais feliz.


Encontre seu canto preferido
Há quem goste de ter uma vista bonita pela janela e há quem prefira olhar para a parede ou mural de recados. O primeiro passo é instalar o seu escritório no espaço que mais te agrada, assim será mais fácil se inspirar e manter-se motivado.

quar

Deixe o planejamento à vista
Calendários de parede, planners, post-its, recados. Organizar a agenda (e a vida) nunca é demais. Por isso, um inspiration board para o home office pode te ajudar. Nele você pode pendurar lembretes, calendário etc.

quar2
Estantes divertidas
Além de uma mesa com cadeira e prateleiras, é importante deixar à mão coisas que você usa com maior frequência no home office. Estantes de tamanhos e formatos diferentes podem tirar a decoração do espaço do senso comum, e trazer certa inspiração para o trabalho diário. Estantes e organizadores criativos deixam a casa em ordem com muito estilo!

quar3
Deixe tudo limpo
Se o home office for ficar junto com outro espaço, é importante ter móveis e acessórios que irão facilitar a integração dos espaços, ao passo que não deixe determinados itens interferirem um no outro.

quar8

quar5
Mesa funcional
Outra grande questão para o home office é a mesa. Ela precisa ser perfeita para quem for usar, em termos de altura, profundidade e largura. Além disso, modelos recentes ainda guardam os fios em compartimentos que mimetizam com a estrutura da mesma, assim a bagunça visual de diversos fios fica fora da vista e não atrapalha os outros objetos que ficarem por ali.

quar6
Iluminação
Luz é um item de extrema importância. E além dos lustres redondos, que estão em alta, do próprio ambiente, é ideal ter uma luminária de mesa para os horários mais noturnos ou quando for necessário apenas um foco de iluminação na mesa.

quar7

Plantas
Trazer plantas para dentro de casa é uma tendência máxima – e elas trazem benefícios para a saúde, com efeitos relaxantes, por exemplo. Existem espécies para diminuir o stress, as plantas medicinais que curam e as fáceis de ter em casa. Combine os vasos com a decoração para um resultado ainda mais divertido.

quar4

Nada de distrações
Televisão é uma ótima opção para se manter inteirado das notícias durante as refeições, tarefas domésticas ou mesmo para relaxar. Mas na hora do trabalho, fique longe da tela – ela pode facilmente te distrair. Aproveite a vantagem de trabalhar em casa e assista ao seu programa preferido na hora do almoço, por exemplo – mas mantenha a TV desligada nos demais momentos.

quar11

Organização é essencial
Ter uma mesa bagunçada não funciona nem no escritório, então, muito menos em casa. Mantenha à vista apenas os itens realmente importantes e que você vai precisar usar. Papéis antigos devem ir para o lixo ou gavetas.
quar9
 
Os enfeites podem até ajudar a criar identidade para o seu espaço e trazer sensação de satisfação, mas, veja bem, nada de transformar a sua estação de trabalho em exposição de coleções ou acúmulo das fotos de família.
quar10
quar1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.