Dicas para montar um home office funcional e produtivo

Nesse momento em que estamos todos nos resguardando, surge também a oportunidade de avaliarmos o espaço que temos em casa disponível para trabalho, estudo, etc. Como em todo projeto de interiores, em primeiro lugar, vale definir quais são suas necessidades para este espaço e depois escolher móveis adequados, materiais, objetos, cores, livros, plantas para preenche-lo.
Disciplina, compreensão familiar e metas claras são as bases para que o trabalho em casa funcione. E mesmo quando o ambiente não é o local de trabalho oficial, é preciso ter um suporte mínimo necessário para finalizar o que nem sempre se concluiu no escritório. Ou seja, um home office funcional e agradável é meio caminho para que se atinja prazer e sucesso no negócio em casa.

trab
Segundo os especialistas, em primeiro lugar vem a ergonomia, afinal passamos longas horas dentro deste ambiente e conforto é o que buscamos. Trabalhar confortavelmente melhora seu desempenho e qualidade do trabalho feito. Seja em um escritório comercial ou residencial, fundamental, é que seja um ambiente propício para a concentração, a criatividade e a produtividade.
Tenha um local de trabalho apropriado: se você não tiver uma área bem demarcada para tal fim em casa, tenha pelo menos um espaço separado para sua mesa, livros, telefone, canetas e papel.

trab2

São raros os casos de pessoas que funcionam bem um dia na cama, outro no sofá e outro na mesa de jantar. 

Cuide para que a iluminação deste local seja adequada, para que haja ventilação suficiente e para que se consiga o mínimo de tranquilidade para concentração.

trab3
Estabeleça regras: quando estiver em seu espaço de trabalho, você não deve ser interrompido com problemas domésticos. Separe bem sua vida pessoal de sua vida profissional. Isso deve ficar bem claro para sua família, amigos e funcionários. Não tenha receio de impor limites e dizer: “não posso, estou trabalhando”.

trab4
Tenha todos os itens que precisa disponíveis: computador, internet de qualidade, microfone e fones de ouvido, teclado e mouse. Prepare-se para tomar nota de tudo que precisa e as providencie em seu tempo livre.

trab1
Utilize uma mesa e uma cadeira confortáveis: você passará uma grande parte do seu dia neste ambiente, então é preciso que ele esteja funcional. Com boas pesquisas na internet é possível conseguir isso com um baixo investimento. Acredite: passar muito horas sentado em um banco ruim fará mais mal a sua coluna do que se pode imaginar.

trab5

A mesa é essencial para você colocar seus objetos pessoais e coisas do escritório, principalmente nos dias de hoje, já que não sabemos quando voltaremos a trabalhar na empresa. É importante ter uma mesa apropriada.

trab6
Determine seu horário de trabalho e os momentos nos quais você pode parar por um tempo e esfriar a cabeça, fazer outras coisas ou tomar um café.

trab7
Gerencie seu tempo nas redes sociais.

trab12

Pode parecer bobagem, mas sem um policiamento você gastará grande parte do dia sem nem perceber. Eventualmente você gastará algum tempo com isso, principalmente se seu trabalho envolve internet, porém saiba que esse tempo gasto não pode tornar-se regra. Seja firme e disciplinado com o próprio tempo.

trab8
Estimule-se visualmente.

Ter uma parede pintada de uma cor vibrante ou intensa ajuda aqueles que precisam produzir com criatividade e originalidade. Se tiver espaço, avalie a possibilidade de colocar uma lousa.

trab10

Emoldure fotos, bilhetes, recortes de revistas. Tudo isso, visualizado diariamente, ajuda a criar um cantinho pessoal, cheio de energia e estimulante.

trab9
Organize as tarefas para o dia.

Tente fazer este planejamento como sua primeira tarefa todas as manhãs, desta forma você e seus colegas saberão o que esperar ao final do de trabalho dia (e você evitará sair do percurso). Você pode experimentar ferramentas de produtividade ou um simples bloco de notas.

trab11
Desabilite as notificações de alguns aplicativos, elas geram muito ruído e acabam por atrapalhar e desconcentrar (Skype, Gtalk, aplicações desktop para Facebook e Twitter).

Logicamente é importante saber dos e-mails que recebemos, mas não é produtivo ser alertado sobre cada novo spam ou contato que fica online. Saiba administrar o tempo para cada atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.