Quarentena X Decoração

O conceito de ‘faça você mesmo’ se intensificou na decoração de interiores e na construção civil, com a ascensão de canais no YouTube e de influenciadores do segmento. Em blogs ou veículos de comunicação, dicas para decorar a casa são amplamente compartilhadas, ano após ano, acompanhando as últimas tendências. O que sempre esteve presente agora se fortalece com o afastamento social imposto pela pandemia do coronavírus.
Com a rotina de trabalho, compromissos, eventos e trânsito, pouco se aproveitava as casas. A quarentena convida as pessoas a voltarem o olhar para dentro e, com pequenas mudanças, a mudar o astral da casa. Objetos guardados muitas vezes representam energias negativas. Outro movimento importante é o da contribuição de todas as pessoas que moram na casa: filhos ajudam a deixar em ordem, a organizar, dar ideias, os maridos podem apoiar nas mudanças e disposições. Arrumar o externo, dentro da psicologia, também é organizar e fazer contato com o interno. Dessa forma, se faz fluir a energia vital, com benefícios à convivência, beleza e saúde mental.

ISO1

O momento é ideal para rever tudo o que estava guardado e sem uso, e dar um novo visual para itens de decoração. O ‘faça você mesmo’ não é muito da nossa cultura, mas vejo que a obrigatoriedade de ficar em casa pode ser o início desse comportamento em muitas pessoas. Revirar os armários, trocar as plantas de vaso, mudar as coisas de lugar e até pintar uma parede pode ser uma grande terapia.

– Lojas de materiais de construção são consideradas atividades essenciais e permanecem abertas na maioria das cidades. Tomando os devidos cuidados de higiene e distanciamento, conheça novos materiais, formatos, estampas e texturas para itens como mesas de cabeceira, de centro, tapetes e vasos;

ISO

– Plantas favorecem o bem-estar e a vitalidade do ambiente. Renove a terra dos vasos, acompanhe de perto a rega, cultive temperos e complemente sua casa com mais cor e sabor;

ISO2

ISO3

– A casa é um refúgio e influencia a saúde emocional dos moradores, especialmente nos dias atuais. Aproveite a comodidade do e-commerce para adquirir novos itens e trabalhar a criatividade;

Com a popularidade da reciclagem e a decoração com achados resgatados, muitos buscam renovar os móveis de segunda mão com diferentes técnicas. É uma ótima pedida para renovar o que você herdou da sua avó ou modernizar seu achado mais recente até.

ISO4

É possível pegar algo sem brilho e reinventá-lo para que se adapte ao seu estilo e espaço com algumas poucas horas de trabalho. Siga estes passos e estará no caminho de produzir uma peça renovada e restaurada em apenas um fim de semana!

Vamos lá?

Repare os danos

 

ISO6

Lixar e preparar

Se sua peça estiver em boas condições, pode pular o passo de lixar e ir diretamente para a pintura, se for o caso. O primer não precisa ser lixado, inclusive se sua peça estiver muito envernizada, dar ao móvel uma boa raspada com uma lixa mediana (grão 80) não só ajuda a retirar resíduos, mas também dá ao seu primer uma melhor superfície para aderir-se.

ISO5

3º Pintura

Tintas látex ou esmalte são as ideias para renovar móveis. Nunca economize passando uma só camada, duas são sempre melhores para alcançar uniformidade e até cobertura, deixando sempre de 6 a 8 horas o tempo de secagem entre cada camada. Se for pintar a mão, um pincel angular de alta qualidade também é essencial. No entanto, com a Pistola de Pintura e Pulverização, você pode aplicar duas camadas de pintura de forma rápida, fácil e uniforme.

ISO10
4º Aplique tinta seladora

Você pode escolher qualquer coisa, desde simples até brilhante, para renovar seus móveis, mas a tinta seladora que você vai utilizar vai determinar o brilho final. Você pode escolher entre várias opções, um protetor acrílico a base de água brilhante, ou para um acabamento fosco, escolha um selador transparente para móveis. Se optar pela cera para móveis, aplique várias camadas entre aplicações. Não utilize um poliuretano a base de azeite em pintura branca ou clara, com o tempo ficará âmbar ou amarelo.

Uma vez que a seladora estiver seca, pode instalar novamente todos as peças e colocar seus itens no lugar.

ISO9

Pode parecer que isso consome muito tempo e trabalho, mas com um pouco de paciência, você poderá produzir uma peça perfeitamente pintada com uma cobertura lisa e uniforme que durará muitos anos!

ISO7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.