Como a decoração pode ajudar na quarentena?

Com a quarentena em casa, todos nós estamos vivendo dias atípicos. Quem gosta de aproveitar a casa ao máximo provavelmente está lidando bem com situação, na medida do possível, claro.
Mas quem não gosta de ficar dentro da própria casa, quem acha que sua casa não está preparada para lhe acolher com conforto, quem acha que sua casa está feia, essas pessoas sim podem estar enfrentando dificuldades. E nessas questões, eu posso te ajudar através desse artigo.

Como a decoração da casa pode ajudar você na quarentena!

A decoração de uma casa vai muito além da estética, ou seja, decorar não significa somente enfeitar. Decoração é muito mais do que aparência. Através da decoração, a gente deixa nossos ambientes mais bonitos, práticos para o dia a dia, confortáveis e aconchegantes.
E nesse período de quarentena em casa que estamos vivenciando, é muito importante que a casa nos atenda bem. Além dos cuidados básicos de higiene e organização, ter uma casa prática e confortável pode amenizar esse tempo de reclusão. Você vai se sentir muito mais feliz dentro dela e esse bem estar vai ser motivador para enfrentar a situação com muito mais disposição.

 Agora eu vou te dar algumas dicas para você aproveitar essa reclusão forçada de uma maneira muito mais agradável.

Antes de mais nada: quando todo mundo fala para ficar dentro de casa, isso não significa que é para ficar trancafiada. Abrir as janelas e cortinas é fundamental para ventilar sua casa e deixar a luz entrar. Luz e ventilação naturais arejam e trazem vida para dentro de casa, e só isso já dá um ânimo muito melhor. Além disso, a troca do ar é importante para manter o interior da sua casa saudável e evitar doenças e alergias.

Dica 1: Mude a posição dos móveis
A primeira dica é com relação à posição dos móveis. Como é que tá a distribuição dos móveis nos seus ambientes? Quando você anda por eles, tem muita coisa no meio do caminho? Tem um móvel colado um no outro?

pele

Sua mesa de jantar tem cadeira presa entre a mesa e a parede? Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, é preciso fazer algumas mudanças. E essas mudanças podem ser bem simples; às vezes, só trocando a posição de um móvel, você já muda muito um ambiente.

pele1

Analise o que pode ser trocado de lugar nos seus ambientes para que os móveis não fiquem muito colados uns nos outros. Se tem cadeira presa na sua sala de jantar, veja se é possível afastar um pouquinho a mesa, mesmo que ninguém use aqueles lugares com frequência. Se trata de desafogar o espaço visualmente, e isso já vai trazer um benefício enorme, porque ele não vai mais parecer tão apertado.

pele2

Aproveite para olhar outros ambientes e veja se dá para remanejar alguma coisa entre eles. Por exemplo, levar um móvel de uma sala para um quarto ou vice-versa. É uma mudança simples, mas que pode te dar resultados eficientes. E o melhor de tudo é que você vai ter uma decoração nova sem ter comprado absolutamente nada novo.

 

Dica 2: Decoração afetiva para amenizar a quarentena

Uma dica importante para te ajudar a deixar o período em casa mais agradável é sobre seus objetos decorativos. Eu sempre afirmo que a decoração tem que nos proporcionar a melhor experiência possível. Uma forma excelente de fazer isso é deixando à vista aqueles objetos que trazem boas recordações.

pele3

São itens especiais que muitas vezes, ficam guardados ou escondidos. Esse tipo de coisa precisa ser apreciado, ficar ao alcance dos olhos.
Então comece a procurar por presentes dados por pessoas queridas, itens que você trouxe de viagens, uma coleção guardada, qualquer coisa que desperte em você boas lembranças, e coloque em novos lugares, onde você consiga ver com facilidade. Isso é o que a gente chama de decoração afetiva, porque ela tem o poder de despertar sensações gostosas e você vai reviver bons momentos. Por isso, é importante que eles estejam em locais de fácil acesso.

pele4

 

Dica 3: Dê mimos de presente para sua casa

Outra dica para fazer a decoração te deixar mais feliz nesse momento, claro, é comprar mimos para a casa. Muitas lojas físicas estão fechadas, mas o comércio online está a todo vapor. Vale a pena pesquisar por lojas online para comprar alguns mimos, pode ser aquela colcha quentinha que você não achou prioridade no verão. É sempre gostoso ter uma novidade em casa, e se esse item for algo que você tá namorando há muito tempo, melhor ainda. Agora é a hora de você contemplar sua casa ao máximo.

pele5

Dica 4: Invista na aromaterapia

Quer ver mais uma coisa excelente que você pode fazer? Não tem nada mais gostoso do que espalhar cheirinhos agradáveis pela casa. Já é comprovado cientificamente que certos aromas despertam sensações boas.

pele6

Essa é uma forma de tornar esse período muito mais agradável.

pele7

 

Dica 5: Coloque uma manta no sofá

Independente se estiver quente ou frio na sua cidade, uma dica para deixar sua sala mais aconchegante é colocar uma manta no sofá.

pele9

 As mantas funcionam como um acabamento na decoração do ambiente, como se fosse uma jaqueta ou uma echarpe completando o seu look. É aquela peça que faz a diferença e complementa o que já foi feito.

pele8

 

Dica 6: Tenha sempre alguma novidade no ambiente

A decoração da sua casa reflete muito no seu humor. Se seus ambientes são sem vida, você também vai agir de uma maneira apática, sem graça, mas se eles são vistosos, bem decorados, você fica de bom humor, de bem com a vida. Leve essa como uma dica para a vida toda, talvez a mais importante de todas até agora. Observe os detalhes.

pele13

Tem alguma coisa quebrada, velha, rasgada ou desbotada por aí? Troque, se for algo que não queira se desfazer, dê outra função para ele.

pele10
Você vai ver como uma simples mudança acaba influenciando todo o contexto. E se você não gostar do resultado, tudo bem, basta trocar as coisas de lugar.

O fato é que quando mudamos algo no ambiente, por menor que seja, você vai olhar de um jeito novo, e isso vai te trazer mais satisfação.

Um prato para bolo pode servir como a fruteira que quebrou na quarentena, ou ainda, os pratos que não completam todos os lugares que você precisa na mesa, vai enfeitar uma parede vazia.

pele14

pele12

Agora é a hora de aproveitar sua casa ao máximo.

Se vamos ficar dentro dela por mais tempo que o previsto, então vamos fazer com que esse tempo seja muito mais agradável, gostoso e confortável.

Dica 7: Flores

pele15

Tenha flores espalhadas pela casa. As floriculturas entregam e, senão for o caso, pegue algumas do seu jardim.

pele16

Se cuide e cuide da sua casa também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.