Perfil do estilo rústico

Com um espírito e elementos decorativos muito próprios, o estilo rústico é um regresso às origens onde se destaca móveis gastos pelo tempo, mas desfrutados com muito carinho; têxteis com padrões diversificados que podem ser expostos em simultâneo e, acima de tudo, um ambiente muito aconchegante.
Tradicionalmente, o estilo rústico é associado a antigas casas de campo, mas a verdade é que este tipo de decoração pode ser recriado em qualquer local.

can

Grande parte do charme do estilo rústico é a ideia de ter peças muito distintas, com personalidades e histórias muito próprias, que podem ser passadas de geração em geração simplesmente porque, quanto mais velhas melhor.

can1

can2

O tempo passado é evidenciado por marcas profundas e gastas. As camas são normalmente mais pequenas e estreitas mas, em contrapartida as cômodas, baús e mesas são de dimensões maiores. Os sofás são imponentes, confortáveis e cobertos de almofadas e mantas, sendo também comum a presença de cadeiras de balanço.

can9

A madeira e o ferro são os materiais de eleição. A imperfeição é visto como algo muito belo.
As paredes são muitas vezes intocadas, ou seja, revelam o seu aspecto mais natural, quer ele seja pedra, tijolo, tinta descasando ou papel de parede gasto. Também é habitual ver as paredes forradas a madeira natural ou então pintada em tons claros. Para quem prefere um visual mais “arrumado”, as paredes podem ser simplesmente pintadas de branco.

can6

can4

As vigas da casa são propositadamente deixadas à vista.
O soalho de madeira é muito típico. Em termos de tapetes, o destaque vai para os modelos simples em algodão ou então para as esteiras naturais, sisal ou próximos desses.
As flores do campo, em arranjos florais despretensiosos e completamente naturais são bem vindas.
Em termos de organização, privilegia-se o aspecto de “tudo à vista”, ou seja, as prateleiras são geralmente abertas.

can8

can3

can7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.