Acerte no modelo e no décor da mesa de centro, veja aqui

Um dos maiores artifícios da decoração é a versatilidade de transformar móveis, e às vezes até o próprio ambiente, em peças funcionais para deixar o seu dia a dia mais prático. Nesse contexto, as mesas de centro surgem como o grande curinga das salas e livings. Além de decorar, elas servem de suporte para objetos e, delimitam o ambiente.

mesapost6

Como o próprio nome já indica, normalmente ela fica bem no centro da sala. Em diversos tamanhos, cores e formatos, também são encontradas em diversos materiais.

A decoração fica por conta de vasos com flores, revistas e livros, bandejas que agrupam pequenos enfeites, e também ajudam na hora de servir o café e apoiar copos e aperitivos.

mesapost0

O ponto de partida de toda e qualquer decoração é deixar o ambiente com a sua cara, imprimindo a sua personalidade em cada detalhe. Por isso, antes de escolher a mesa de centro para a sua sala, faça uma análise do que você gosta. O ambiente tem um estilo específico? Você tem muitos móveis ou prefere algo mais minimalista? Aconchego, energia ou funcionalidade, qual é mais importante para você? Com isso bem definido, você já pode escolher a sua, mas lembre-se de que os móveis devem compor o espaço e não ditar como ele será, seguindo a decoração do ambiente em harmonia de cores, tonalidades e estilos.

mesapost2

mesapost4

mesapost5

Independentemente de qual for o modelo, a altura deve ser menor ou igual que os assentos do sofá e não deve ocupar todo o espaço central da sala. Afinal, as pessoas precisam circular pelo ambiente sem esbarrar nos móveis. Antes de ir às compras, tire as medidas da sala. É recomendado deixar um espaço de 40 a 60 centímetros entre a mesa e os outros móveis que estiverem por perto. Objetos muito altos também devem ser evitados para não atrapalhar a visão de quem está sentado.

mesapost7

O princípio básico aqui é manter a harmonia. Devem ser harmônicos, mas não necessariamente ser parte e uma mesma linha. Você pode usar materiais e desenhos diferentes desde que algum detalhe de outros móveis ou objetos remeta à mesa de centro, sem muita combinação.

Quando a sala é pequena, a regrinha clássica “menos é mais” vem com tudo. Será que vale a pena investir em uma mesa de centro? Se a resposta for sim, avalie o espaço que você terá disponível, cuidando para não obstruir a circulação, e opte por cores mais neutras. Prefira mesas baixas, longilíneas e considere ainda que espelhos e acrílico ajudam a parecer que o ambiente é maior.

Ao optar por um tapete embaixo da mesa de centro, meça o tamanho de ambos e escolha um modelo que seja maior que ela.

mesapost1

mesapost8

Quem não gosta de um pufe? Um dos itens mais funcionais da decoração também pode ser aplicado como mesa de centro. Aliás, é uma ideia super estilosa, porque, além de bonitos, servem como apoio para sentar ou na necessidade de um lugar extra na hora de convidados.

mesapost3

Na escolha dos pufes, vale lembrar da bandeja para dar apoio e segurança aos enfeites.

mesapost9

Baus são ótimos aqui também, além de poder guardar o que não estiver usando diariamente.

mesapost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.