Cores que transmitem tranquilidade – sua casa seu refúgio

As cores são capazes de influenciar nosso humor e estado de espírito. Tons de azul, por exemplo, sempre foram conhecidos como calmantes, ideais como tintas das paredes de um quarto. O desafio é decorar um ambiente inteiro com cores de tranquilidade e fugir da monotonia ao mesmo tempo. Selecionei 10 quartos decorados com tons que vão te deixar relaxado para a hora do sono — sem, é claro, te deixar entediado.

ins9

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta a sensação que se deseja passar com o ambiente e analisar até mesmo como a pessoa dorme.
Procurar por tons escuros é uma boa pedida para quem não dorme bem. Existem diversas nuances ricas que enfatizarão o aconchego, colaborando com o momento de dormir – a escuridão, de certa forma, ajuda a manter o ciclo do sono regulado.

Cinzas muito escuros, quase pretos, e marrons profundos são certeiros! O espaço também continua escuro ao amanhecer, mesmo que um pouco de luz entre pelas frestas das janelas e cortinas.

ins8

ins1
O branco é clássico: reconfortante, deixa espaços com um jeitinho especial de spa, a cara da tranquilidade. 

Branco costuma representar claridade, que pode ser relacionada à lucidez. Não há nada melhor em um dia estressante do que esfriar a cabeça e se renovar.

Como qualquer outra cor, o branco possui nuances e subtons, e combina mais com relaxamento quando bem neutro ou voltado para o creme. É preciso tomar cuidado para não escolher uma tinta pura demais, ou o quarto parecerá um pouco sufocante com o brilho da cor.

ins2
Off-white e marfim compõem paletas suaves e fáceis de combinar, elegantes até mesmo quando se escolhe deixar o ambiente monocromático. Para trazer dinâmica às composições, aposte nas texturas diferentes e nas plantas. A calmaria reina e o ambiente ainda fica sofisticado – não dá para errar.

ins3
Vários tons de azul são os primeiros recomendados quando o assunto é cor para ambientes calmantes. Eles estão ligados à mente, logo se relacionam à serenidade e configuram quartos perfeitos para uma noite de sono profundo. Quanto mais claro, mais acalmam e auxiliam na concentração.

No Feng Shui, azul claro representa juventude e novos começos, algo necessário após um dia cheio. Já o azul escuro deixa o espaço repleto de sabedoria e introspecção, motivando momentos solitários de reflexão.

ins

ins4
Não há nada mais calmante que a natureza e o verde é a cor que melhor a representa. O frescor do tom tranquiliza os pensamentos. Ele é representante de crescimento, trazendo frescor para o ambiente.

Invista em paredes deste tom ou em várias plantas sob um belo fundo branco para deixar a casa com cara de refúgio.

ins5

Escolha o amarelo para trazer mais alegria para a sua decoração.
O amarelo é contagiante. Impossível não ser afetada por sua radiação dourada, que ilumina a paisagem e vitaliza os alimentos. Ele é a representação fiel desse sentimento que invade nosso interior, plantando ali as sementes do otimismo e da saúde. Na tentativa de capturar sua alegria, nos aproximamos, inconscientemente, do amarelo, o mais radiante matiz fabricado pela natureza.

ins7

Ele estimula o otimismo em relação à vida. Por remeter ao elemento terra, ainda nos ajuda a fincar os pés no chão.

Tons de cinza são uma enorme tendência na decoração – o que deixa sua presença nesta lista ainda mais cheia de significado! Cinzas frios, puxados para o azul, são ideais para neutralizar um ambiente e deixa-lo sereno. A arte milenar explica que a cor representa a união harmoniosa entre preto e branco, ambos em equilíbrio.

Bem clarinho, parece o céu nublado em dia de garoa – ideal para quem gosta de contemplação e calmaria ouvindo as gotas leves na janela

ins6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.