Suzani – entre tecidos e histórias

Suzani é um tecido feito desde a antiguidade na Ásia Central, mais precisamente no Cazaquistão, Uzbequistão e Turcomenistão. A origem do nome Suzani vem da língua Persa e significa beleza tribal ou beleza que vem da tribo.

SUS1

SUS2

Com cores maravilhosas e combinações que ficam um escândalo, cheio de tradição, originado na região do Cazaquistão, e totalmente capaz de dar uma cara nova a qualquer ambiente.

SUS3

Quando surgiu, o suzani era usado inicialmente como toalhas de mesa, colchas ou cortinas, mas agora serve de inspiração para um toque étnico na decoração, encantando decoradores e arquitetos do mundo inteiro. 

SUS4
Por tradição a manta suzani começa a ser confeccionada com a mãe, quando ela começa tear no nascimento da filha e só acaba quando ela vai casar. Porém, todos os membros da família contribuem com o bordado de uma parte da manta e isso faz com que, ao final, os desenhos fiquem diferentes.

SUS6

O material usado para sua confecção são tecidos de algodão bordados com linha de seda ou de algodão, os principais desenhos incluem o sol, a lua, mandalas, flores e folhas.

SUS7

SUS8

SUS9

SUS

SUS5

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.