Decoração para 2020

As tendências da decoração são reflexo do humor e das demandas de uma sociedade. Assim, fugir delas é quase impossível, mas identificá-las e entender como usá-las é o que transforma, por exemplo, uma casa em um verdadeiro lar.

Assim, já estou de olho no que vai dominar a decoração e design em 2020. A “neo mint“, como é chamada, será a tendência principal no próximo ano segundo a WGSN, empresa líder mundial em tendências e previsões.

menta

menta3

A arquitetura de interiores sempre foi marcada por estilos específicos que, vez ou outra, saem e retornam. Mesmo com tantas mudanças, existe um tema que sempre está em voga — e não perde o seu valor com o passar dos anos.
Estamos falando da decoração atemporal, marcada pela simplicidade, tornando-a adequada para qualquer momento da história. É provável que cada vez mais pessoas adotem a atemporalidade como uma estratégia para manter a casa atualizada sem realizar grandes mudanças, independente do ano, e assim acho que vale para algumas coisas que apareceram e permanecerão forte daqui em diante.

menta4

Espaços menores
Os espaços cada vez menores é um processo que já vem sendo praticado em diversos países. Com menos área disponível para construir, é provável que a oferta e procura por residências pequenas se mantenha em alta nos próximos anos.
A construção de casas e apartamentos compactos traz a necessidade de se pensar novas configurações e divisões do espaço interno.
Nessa condição, a planta se torna livre para integrar ambientes, os armários e estantes se transformam em paredes divisórias e as cores claras predominam para dar amplitude.

menta5
Equipamentos inteligentes
A tecnologia continua surpreendendo e hoje está presente em qualquer ambiente utilizado pelo homem. Uma solução que ganha espaço é o desenvolvimento de sistemas inteligentes para o controle e otimização de tarefas cotidianas.
Alguns desses produtos tecnológicos encontrados no mercado são: portas acionadas pelo toque, iluminação LED e corrediças invisíveis.
A automação residencial já é realidade e permite integrar diversos equipamentos motorizados para agregar conforto, praticidade e design diferenciado a qualquer ambiente.

menta6

Móveis multifuncionais
Moradias compactas precisam ser preenchidas com móveis que ofereçam mais do que a função básica. Nesse cenário, as peças multifuncionais vêm ganhando atenção da indústria moveleira, que agora se preocupa em produzir modelos versáteis sem deixar de lado a boa estética.
Existem diversas opções — e todas podem ser adaptadas as suas necessidades. Veja alguns exemplos:
sofá-cama: oferece assentos e colchão improvisado;

menta7
Painel com nichos e prateleiras embutidas: economiza espaço ao oferecer suporte para TV e objetos, a cama baú o baú presente na base da cama traz espaço extra para armazenamento de objetos e mesa dobrável: economiza espaço quando dobrada e aumenta de tamanho conforme a necessidade.

Itens customizados
O retorno à tradição através do trabalho manual também é uma tendência que promete ficar nos próximos anos. Isso se mostra com o surgimento de novos artesãos focados em vender diretamente para o consumidor final.
Esse tipo de trabalho permite a criação de itens, que atendam ao gosto e costume específico do cliente. Entre as principais procuras estão os móveis exclusivos, produzidos com técnicas artesanais para um ambiente com características únicas.
menta8

menta9

Design sensorial
Na decoração, o sentido tato vem conquistando a mesma atenção da visão. Isso se prova com o desenvolvimento de novos produtos focados no design sensorial.
Uma forma simples de incluir o design sensorial em casa é apostar em modelos variados de tapetes, cortinas, mantas e itens com superfície texturizada. 
menta10
Matéria-prima reciclada
O tema sustentabilidade já é incorporado aos projetos de design e arquitetura há alguns anos. Em um mundo cada vez mais consciente sobre a importância da preservação de recursos naturais, é bem provável que a adoção de práticas e técnicas sustentáveis se mantenha.
Inclusive, a tendência de usar matéria-prima reciclada para a criação de novos produtos deve ir além do ano 2020. O design continuará focado no desenvolvimento de móveis com madeira de demolição, estruturas de plástico reciclado e revestimentos com fibra de bambu.

menta11
Acessórios com toque pessoal
As casas pequenas não têm mais espaço para quinquilharias. Nesse novo modo de viver, as pessoas guardam arquivos, documentos e dados importantes na nuvem.
A tecnologia, portanto, é uma grande aliada da organização e permite que coisas importantes sejam transferidas do mundo físico para o virtual.
Apesar disso, o pouco que sobra para manter em casa será cada vez mais visível, e não escondido. A tendência é transformar acessórios e pertences em verdadeiros protagonistas da decoração.
Coleções de livros, quadros da família, coleções, painéis de fotografias antigas e obras de arte serão exibidos para transmitir a personalidade de quem vive no local.

menta13

menta12

Materiais de origem natural
Vivemos em um mundo globalizado e recheado de estímulos e informações. Nessa situação, é comum a procura por formas de vivenciar a simplicidade e experimentar uma época em que tudo era mais tranquilo.
Para atingir esses efeitos e sensações, o uso de materiais de origem natural é ideal porque traz o toque da natureza ao local. Móveis e objetos feitos com madeira, bambu, lã e couro são os preferidos para uma decoração que aproxima o homem da sua essência.

menta14

Tem muita coisa legal chegando por aí, não é? Se você acha que são muitas tendências para incluir em casa, a dica é começar aos poucos com a adição de peças simples e atemporais. Depois, você pode testar elementos das outras apostas em alguns cômodos e decidir qual estilo de decoração combina mais com a sua personalidade.
Gostou deste artigo? Compartilhe essas tendências em suas redes sociais e mostre para seus amigos que você está antenada nas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.